O Banco Central (BC) informou nesta sexta-feira (3) que a regulação do Pix Parcelado, modalidade de crédito que permitirá ao usuário parcelar um pagamento via Pix mesmo sem limite no cartão de crédito, será publicada apenas na última semana de outubro. Inicialmente previsto para ser lançado em setembro, o novo recurso teve seu cronograma adiado.
De acordo com o BC, a primeira etapa da regulação servirá para padronizar a definição do produto e melhorar a experiência do usuário. Enquanto isso, soluções já oferecidas por instituições financeiras que permitem parcelar pagamentos via Pix continuarão sendo permitidas, desde que não contrariem as normas futuras.
A próxima fase está prevista para o início de dezembro, quando o Banco Central divulgará os procedimentos operacionais e os padrões de experiência do usuário. A regulamentação vai abranger tanto a contratação do crédito quanto o pagamento das parcelas. Após a publicação, será concedido um prazo para que bancos e instituições de pagamento se adequem às novas regras.
O adiamento e o novo cronograma foram oficializados durante reunião do Fórum Pix, comitê consultivo permanente que reúne cerca de 300 representantes do sistema financeiro e da sociedade civil. O grupo tem como objetivo auxiliar o BC na elaboração das regras que regem o sistema de pagamentos instantâneos.
Medidas de segurança: bloqueio de chaves suspeitas
Além do adiamento da nova modalidade, o Banco Central anunciou que, a partir deste sábado (4), começará a bloquear chaves Pix identificadas por instituições participantes como envolvidas em golpes ou fraudes. A medida, segundo o BC, é parte de um esforço contínuo para reforçar a segurança da ferramenta e proteger os usuários de transações fraudulentas.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.