Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Bahia registra primeira suspeita de intoxicação por metanol após óbito de homem de 56 anos

O governo baiano informou por meio de nota que está acompanhando o caso e que amostras biológicas serão encaminhadas para análise laboratorial

03/10/2025 às 15h30

Um homem de 56 anos morreu na madrugada desta sexta-feira (3), em Feira de Santana, na Bahia, por suspeita de intoxicação por metanol. Este é o primeiro caso suspeito no estado.

Bahia registra primeira suspeita de intoxicação por metanol após óbito de homem de 56 anos - (© Biodiesel Brasil) © Biodiesel Brasil
Bahia registra primeira suspeita de intoxicação por metanol após óbito de homem de 56 anos

De acordo com informações da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), a vítima deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Queimadinha, no município baiano, na última segunda-feira (29) e veio a óbito nesta sexta-feira (3).

Familiares da vítima informaram que o homem foi encontrado sozinho em casa e desacordado. Ele aparentava alteração no nível de consciência e palidez. Na unidade de saúde, foram adotados os protocolos para investigar a suspeita de intoxicação devido aos sintomas apresentados e o histórico de alcoolismo.

O governo baiano informou por meio de nota que está acompanhando o caso e que amostras biológicas serão encaminhadas para análise laboratorial.

“Amostras biológicas serão coletadas e encaminhadas para análise laboratorial, com resultado previsto em até sete dias, a fim de confirmar ou descartar a hipótese de intoxicação”, informou, por meio de nota, o governo da Bahia – que está em “diálogo permanente com o Ministério da Saúde e com as autoridades sanitárias nacionais” para monitorar a situação em outros estados.

O Brasil registrou até a tarde desta quinta-feira (2), 48 casos suspeitos de intoxicação por metanol. Outros 11 casos haviam sido confirmados por meio de detecção laboratorial pelo Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs).

O caso do rapper Hungria havia sido confirmado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no entanto o ministério recuou e contabilizou o caso apenas como suspeito.

Até o momento, uma morte decorrente desse tipo de intoxicação foi confirmada pelo Ministério da Saúde no estado de São Paulo. Sete óbitos estão em investigação, cinco em São Paulo e dois em Pernambuco.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com supervisão de Ithyara Borges