A companhia Azul anunciou, nesta segunda-feira (11), o encerramento das operações em 14 cidades distribuídas por diferentes regiões do país, incluindo municípios do Rio de Janeiro, Ceará e Piauí. A decisão faz parte de um processo de reestruturação e de ajustes operacionais iniciado em julho.
LEIA TAMBÉM
Em nota, a companhia disse que está racionalizando, desde julho, rotas operadas atualmente. “Os ajustes levam em consideração, ainda, uma série de fatores que vão desde o aumento nos custos operacionais da aviação, impactados pela crise global na cadeia de suprimentos e a alta do dólar, até questões de disponibilidade de frota, bem como o seu atual processo de reestruturação", diz a companhia.
A empresa vai concentrar as operações em seus principais hubs: Aeroporto Internacional de Viracopos (Campinas), Aeroporto Internacional de Confins (Belo Horizonte) e Aeroporto Internacional do Recife. O objetivo, segundo a Azul, é otimizar rotas e conexões a partir desses terminais.
As cidades que não terão mais voos da companhia são:
Ceará (CE):
- Crateús
- São Benedito
- Sobral
- Iguatú
Rio de Janeiro (RJ):
- Campos
Santa Catarina (SC):
- Correia Pinto
- Jaguaruna
Rio Grande do Norte (RN):
- Mossoró
Piauí (PI):
- São Raimundo Nonato
- Parnaíba
Goiás (GO):
- Rio Verde
Maranhão (MA):
- Barreirinha
Mato Grosso do Sul (MS):
- Três Lagoas
Paraná (PR):
- Ponta Grossa
Recuperação judicial
A Azul está em processo de recuperação judicial nos Estados Unidos desde 28 de maio deste ano. A companhia firmou acordos de reorganização financeira com alguns parceiros considerados "chave" pela companhia aérea.
A medida visa obter US$ 950 milhões em investimentos. A reestruturação da empresa, que inclui parceria com as companhias aéreas norte-americanas United e American Airlines, está estimada em cerca de US$ 1,6 bilhão.
Os acordos de reorganização incluem também credores, um arrendador de aeronaves, entre outros parceiros considerados estratégicos. A Azul informa que suas operações e vendas seguem normalmente, e que todos bilhetes, benefícios e pontos do Azul Fidelidade serão mantidos.
Piauí busca alternativas para manter voos em São Raimundo Nonato
Após o anúncio do encerramento das operações da Azul em São Raimundo Nonato, o governo do Piauí iniciou articulações para ampliar a oferta de voos no município. Representantes da Secretaria de Turismo, da Secretaria de Transportes e da Investe Piauí se reuniram com executivos da Gol Linhas Aéreas para discutir possíveis soluções.
O encontro tratou, principalmente, de estratégias para reforçar a malha aérea e garantir conexões para a cidade, considerada porta de entrada para o Parque Nacional Serra da Capivara e para a Rota das Origens. Segundo o secretário de Turismo do Piauí, Daniel Oliveira, São Raimundo Nonato é um destino estratégico no mapa turístico brasileiro.
“O município tem um potencial turístico enorme, principalmente por abrigar a Rota das Origens e estar inserido na região da Serra da Capivara, patrimônio cultural da humanidade. Melhorar o acesso aéreo é fundamental para que mais visitantes conheçam nossas riquezas históricas, culturais e naturais”, destacou.
O governo estadual também destacou que as conversas dão continuidade às ações iniciadas durante visita técnica ao aeroporto de São Raimundo Nonato, com o objetivo de viabilizar novas rotas e atrair investimentos que estimulem o turismo e a economia local.
Com informações da Agência Brasil
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.