A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, distribuição, fabricação, importação, divulgação e uso de medicamentos à base de tirzepatida das marcas Synedica e TG, e de retatrutida, de todas as marcas e lotes. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (21).
Segundo a Anvisa, as canetadas emagrecedoras citadas não possuem registro no órgão sanitário. A tirzepatida, recomenda para o tratamento de diabetes tipo 2, é comumente utilizada para perda de peso, no entanto, são produzidos por empresas desconhecidas.
A decisão do órgão foi motivada devido a comprovação da publicidade e exposição à venda dos produtos sem registro, notificação ou cadastro na Anvisa, divulgados por meio de uma conta no Instagram.
Segundo a organização, as ações de fiscalização determinadas se aplicam a quaisquer pessoas físicas e jurídicas ou veículos de comunicação que comercializem ou divulguem os produtos.
A Anvisa diz também em seu comunicado que, por serem irregulares e de origem desconhecida, “não há garantia sobre o seu conteúdo ou qualidade”, e que por isso essas canetas emagrecedoras não podem ser usadas “em nenhuma hipótese”.
Em novembro do ano passado, a Anvisa proibiu a importação de canetas emagrecedoras no Brasil após o aumento de vendas e anúncios irregulares dos medicamentos na internet. Atualmente o produto só pode ser comercializado com prescrição médica.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.