Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Anvisa proíbe comercialização de relógio que promete medir glicose

A determinação veio após a comprovação da venda do produto em plataformas de vendas on-line

06/08/2025 às 09h24

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, distribuição, importação, propaganda e o uso do relógio inteligente GlicoWatch, que promete o controle da diabetes e da pressão arterial.

Anvisa proíbe comercialização de relógio que promete medir glicose - (Divulgação) Divulgação
Anvisa proíbe comercialização de relógio que promete medir glicose

A determinação veio após a comprovação da venda do produto em plataformas de vendas on-line. Esses modelos de smartwatch ainda não possuem eficácia comprovada, por meio de estudos e investigações clínicas, para medição da glicose e controle do diabetes. Portanto, os produtos com essa função não possuem registro na Anvisa.

Ainda segundo o órgão, a utilização de smartwatches pode acarretar em riscos à saúde de pessoas que precisam monitorar o nível de glicose diariamente, tendo em vista que os resultados ainda não possuem comprovação científica.

A agência adverte ainda que produtos sem registro não garantem qualidade e segurança e devido a isso não são recomendados à população. A autarquia já havia se manifestado anteriormente sobre smartwatches para monitoramento de glicemia, esclarecendo que dispositivos para medições de parâmetros médicos precisam passar por processo de regularização antes de serem comercializados no país.

Relógios inteligentes, no geral, não precisam de aprovação do órgão. Modelos que medem apenas a frequência cardíaca e respiratória, considerados de uso não estritamente médico, estão isentos da regulamentação específica. Produtos irregulares à Agência podem ser denunciados por meio da Ouvidoria ou pela Central de Atendimento (0800 642 9782).


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.