Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Anvisa manda recolher chocolate Laka após erro em rótulo; confira

Na mesma publicação, a Anvisa determinou o recolhimento do Glitter e do Glitter Holográfico da marca Flex Fest.

22/01/2026 às 12h48

22/01/2026 às 12h48

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de um lote do Chocolate Branco Laka após identificar erro na rotulagem do produto. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (22) e se aplica exclusivamente ao lote CC28525493, fabricado pela Mondelez Brasil Ltda. Com a medida, ficam suspensos a comercialização, a distribuição, a divulgação e o consumo do item.

Anvisa manda recolher chocolate Laka após erro em rótulo - (Reprodução/ freepik) Reprodução/ freepik
Anvisa manda recolher chocolate Laka após erro em rótulo

De acordo com a Anvisa, a determinação ocorreu após comunicação da própria fabricante, que informou ter iniciado o recolhimento voluntário do lote ao constatar uma falha no processo de embalagem. O produto Laka Oreo foi acondicionado com o rótulo do Chocolate Branco Laka, o que resultou em divergência entre o conteúdo real e as informações descritas na embalagem.

Segundo a agência reguladora, o erro compromete informações essenciais ao consumidor, especialmente relacionadas à composição do alimento. A ausência da indicação correta dos ingredientes impede que o consumidor identifique substâncias potencialmente prejudiciais à saúde, sobretudo em casos de restrições alimentares.

“Essa falha técnica faz com que os ingredientes descritos no rótulo não correspondam ao produto. A troca de embalagens também resultou na falta da declaração obrigatória da presença de glúten no produto, que é obrigatória por lei. Para pessoas com condições específicas de saúde como celíacos e pessoas alérgicas ao glúten, a falta desta informação traz riscos à saúde”, informou a Anvisa.

Anvisa também suspende glitter impróprio para uso em alimentos

Na mesma publicação, a Anvisa determinou o recolhimento do Glitter e do Glitter Holográfico da marca Flex Fest. Os produtos são fabricados pela empresa AP Viola Artes e Festas Ltda e tiveram ainda a fabricação, comercialização, distribuição, divulgação e uso suspensos em todo o país.

A decisão ocorreu após a constatação de que os itens contêm materiais plásticos em sua composição, o que os torna impróprios para consumo em alimentos. A agência reforçou que produtos com esse tipo de composição não atendem às normas sanitárias vigentes e representam risco à saúde dos consumidores.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com edição de Nathalia Amaral