Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

‘Adultização’: Motta vai pautar projetos sobre proteção de crianças no meio digital após vídeo de Felca

Na última quarta-feira (6), o influenciador publicou um vídeo de 50 minutos denunciando a exploração de menores e a sexualização de crianças e adolescentes na internet.

11/08/2025 às 10h50

Após a repercussão de um vídeo publicado pelo youtuber Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, que denuncia casos de exploração e "adultização" de menores na internet, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou que pretende pautar ainda nesta semana projetos voltados à proteção de crianças e adolescentes nas redes sociais.

Segundo o parlamentar, a decisão foi motivada pelo impacto da denúncia feita no canal do youtuber, que expõe de forma detalhada a sexualização de crianças e adolescentes em ambientes digitais. Desde a publicação, o vídeo já ultrapassou 26 milhões de visualizações e gerou ampla repercussão em torno do tema.

‘Adultização’: Motta vai pautar projetos sobre proteção de crianças no meio digital após vídeo de Felca - (Bruno Spada/Câmara dos Deputados ) Bruno Spada/Câmara dos Deputados
‘Adultização’: Motta vai pautar projetos sobre proteção de crianças no meio digital após vídeo de Felca

A declaração foi feita no domingo (10) por meio das redes sociais de Motta, que citou o trabalho do youtuber Felca. Na última quarta-feira (6), o influenciador publicou um vídeo de 50 minutos denunciando a exploração de menores e a sexualização de crianças e adolescentes na internet. “Esse é um tema urgente, que toca no coração da nossa sociedade. Na Câmara, há uma série de projetos importantes sobre o assunto. Nesta semana, vamos pautar e enfrentar essa discussão”, disse Motta nas suas redes sociais.

No conteúdo divulgado, Felca denunciou o influenciador paraibano Hytalo Santos por suposto aliciamento de menores.  - (Reprodução/Redes Sociais) Reprodução/Redes Sociais
No conteúdo divulgado, Felca denunciou o influenciador paraibano Hytalo Santos por suposto aliciamento de menores.

Felca, nome artístico de Felipe Bressanim Pereira, é conhecido por sua abordagem crítica e humor sarcástico em vídeos sobre fenômenos da internet. Natural de Londrina (PR), o influenciador iniciou sua trajetória em 2012 com conteúdos sobre games e hoje é uma das principais vozes do YouTube brasileiro quando o assunto envolve comportamento online. Ele acumula mais de 20 milhões de seguidores em diferentes plataformas, com vídeos que frequentemente viralizam.

No vídeo “Adultização”, ele traça um panorama preocupante sobre o uso da imagem de crianças para gerar lucro e engajamento, e acusa diretamente o influenciador Hytalo Santos de explorar menores em um formato de “reality show infantil” para adultos. Segundo ele, esse tipo de conteúdo atrai um público indevido e promove a erotização precoce de meninas e meninos.

Hytalo Santos, que tem forte presença digital, especialmente no Nordeste, é conhecido por produzir vídeos com crianças e adolescentes, geralmente em situações que envolvem desafios, danças sensuais e festas. Uma das figuras mais recorrentes em seu conteúdo é Kamylinha, menor de idade que ganhou notoriedade nas redes, mas passou a ser alvo de críticas após o vídeo de Felca.

Após a repercussão, os perfis de Hytalo Santos e Kamylinha foram removidos do Instagram, plataforma onde acumulavam milhões de seguidores. A empresa não divulgou o motivo exato da desativação, mas a medida ocorreu poucos dias após o vídeo de Felca ganhar destaque nacional. O episódio reacendeu discussões sobre a responsabilidade de criadores de conteúdo e as políticas das redes sociais para proteger menores.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com edição de Ithyara Borges