Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Parnaíba

Cachorro é resgatado dentro de imóvel após ser abandonado em Parnaíba

A ação foi realizada após denúncia dos próprios vizinhos; o animal estava desnutrido

29/01/2026 às 17h10

29/01/2026 às 17h10

Após denúncia de moradores, um cachorro em situação de maus-tratos foi resgatado dentro de um imóvel na manhã desta quinta-feira (29), no bairro Pindorama, em Parnaíba. A ação foi realizada pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio da operação SOS Pet.

Cachorro é resgatado dentro de imóvel após ser abandonado em Parnaíba - (Reprodução/SSP-PI) Reprodução/SSP-PI
Cachorro é resgatado dentro de imóvel após ser abandonado em Parnaíba

De acordo com o delegado Renato Pinheiro, o animal foi encontrado em estado de desnutrição e abandono. “Mais uma operação da UISP-Pet, em que foram registradas denúncias de maus-tratos. Uma situação de abandono, onde uma família mudou-se e deixou no lar um cachorro em situação de abandono. Ele estava sem hidratação e alimentação, convivendo em um ambiente confinado, amarrado. Dada essa situação de maus-tratos, nós reunimos a equipe, adentramos o imóvel e conseguimos resgatar esse animal”, relatou.

O delegado também citou o caso do cão Orelha, que foi torturado por quatro adolescentes em Santa Catarina, destacando a gravidade desse tipo de crime. “Não podemos esquecer o que aconteceu com o cão Orelha, lá em Santa Catarina. Que isso sirva de alerta para que nós não deixemos que nosso Estado aconteça coisas similares. Estudos comprovam que a violência contra os animais está intimamente ligada com a violência humana”, pontuou.

Renato Pinheiro ressaltou ainda que, em situações de maus-tratos, a polícia “não precisa de convite para entrar na sua casa”, reforçando a atuação firme da Secretaria de Segurança Pública do Estado no combate a esse tipo de crime.

O animal foi apreendido e será instaurado inquérito policial para apurar as circunstâncias do caso e identificar os responsáveis pelos maus-tratos.