Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

João Magalhães

por João Magalhães

Candidatos a prefeito precisam ser obrigados a discutir adensamento urbano de Teresina

Sem avançar na legislação urbanística, a cidade continuará com problemas crônicos de transporte, drenagem e altos custos para infraestrutura.

30/04/2024 às 19h07

30/04/2024 às 19h07

O município de Teresina tem uma área urbana de 172 quilômetros quadrados, onde moram pouco mais de 800 mil habitantes. Uma densidade demográfica bem menor que capitais como Recife, onde 1,5 milhão de pessoas vivem em uma área de 142 km² e Fortaleza, onde 2,5 milhões vivem em 312 km². Não é à toa que o adensamento urbano, fenômeno que concentra a população em determinadas áreas impedindo ou evitando o crescimento horizontal da cidade, é visto como uma saída para que os centros urbanos sejam cada vez mais planejados com menos custos.

Em Teresina, a grande quantidadede vazios urbanos, verdadeiras áreas rurais dentro da cidade, e a enorme distancia de bairros da periferia até o centro da Capital, são fenômenos que impactam negativamente e prejudicam a vida da população. Do centro da cidade até a região da Santa Maria da Codipi, na zona Norte, por exemplo, há vazios urbanos que praticamente cabem uma cidade.

A mobilidade é uma das áreas quemais sofrem consequências negativas da falta de adensamento urbano. A enorme distância de linhas de ônibus encarece os custos, aumentando o preço das passagens, e no final das contas, eleva os gastos da população com transporte. A especulação imobiliária também é outro fator que prejudica um modelo de cidade mais eficiente e tudo isso demanda uma legislação urbanistica que precisa partir do executivo.

Para o poder público, a existência de vilas longe do centro também aumenta os custos com a infraestrutura necessária para garantir a dignidade das pessoas, como implantação e manutenção dos serviços de energia elétrica, abastecimento de água, pavimentação, coleta de lixo, construção de unidades básicas de saúde, entre outros serviços. Todos estes serviços demandam custos que sãopagos com dinheiro público, e muitas vezes, demoram a chegar nos locais mais distantes.

Temas como estes não estão, aparentemente, no radar dos candidatos a prefeito de Teresina. Mas o período eleitoral é exatamente o momento em que os candidatos devem dedicar mais tempo explicando para a população o que pretende fazer para solucionar os principais problemas urbanos de Teresina.

Discutir a legislação urbanística é fator determinante para o desenvolvimento da - (Jailson Soares/O DIA) Jailson Soares/O DIA
Discutir a legislação urbanística é fator determinante para o desenvolvimento da