A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (29), no município de Barras, a 120 km de Teresina, duas operações relacionadas ao combate do abuso sexual infantojuvenil por meio da internet. As ações visaram interromper crimes praticados em ambiente virtual e proteger potenciais vítimas.
Na Operação Silêncio Quebrado 10, os agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão. O objetivo foi interromper práticas criminosas de armazenamento de imagens com conteúdo sexual envolvendo crianças e adolescentes.
Já na Operação Mistério Quebrado, os policiais federais cumpriram três ordens judiciais de busca e apreensão. A investigação apura o crime de extorsão sexual praticado contra um adolescente, com foco na identificação e responsabilização dos suspeitos.
Todos os mandados judiciais foram expedidos pela Central de Inquéritos de Teresina e pela Justiça Federal do Estado do Piauí. As ações contaram com apoio de equipes especializadas no combate a crimes cibernéticos.
Durante o cumprimento das medidas cautelares, um homem foi preso em flagrante, suspeito de armazenar material de abuso sexual contra crianças e adolescentes pela internet. Na residência dele também foram encontradas drogas e dispositivos eletrônicos, que foram apreendidos e serão submetidos à perícia técnica para subsidiar as investigações.