As fortes chuvas que atingiram Teresina nos últimos dias geraram diversos transtornos, principalmente nas zonas Leste e Sudeste da cidade, que foram as regiões mais afetadas pelos temporais. O volume de precipitação gerou alagamentos em vários pontos da cidade, enquanto os ventos fortes derrubaram árvores em diferentes bairros, o que afetou o fornecimento de energia elétrica e deixou cerca de 20 mil pessoas sem luz na sexta-feira (24).
LEIA TAMBÉM
Para avaliar a situação, o prefeito de Teresina, Silvio Mendes, realizou uma visita técnica neste domingo (26), acompanhado de equipes da Empresa Teresinense de Urbanização (ETURB), das Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs), da Defesa Civil e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMAM).
A visita teve como objetivo central mapear os pontos críticos da cidade, onde quedas de árvores sobre vias públicas, veículos e imóveis foram mais recorrentes. Os bairros das zonas Sudeste e Leste apresentaram os maiores danos, com alagamentos e obstáculos causados por entulhos, além de danos às áreas de arborização urbana. Ações emergenciais foram iniciadas logo após a avaliação das equipes.
“O grande problema, que é uma situação atípica em Teresina, são os ventos acima da capacidade prevista para o cálculo da rede. Isso causa enormes problemas com a queda de árvores, que frequentemente atingem a rede elétrica e criam áreas de risco”, afirmou Arquelau Amorim, assessor da presidência da Equatorial Piauí, que também esteve presente na visita técnica.
Silvio Mendes destacou que a Equatorial está trabalhando em conjunto com a Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros para resolver os problemas causados pelas quedas de árvores. "Já foram retiradas, ontem, árvores mortas na Avenida Frei Serafim. Elas serão replantadas, preferencialmente com oitis, que são mais seguras, e carnaúbas, que são bonitas e não oferecem riscos", explicou o prefeito.
A Defesa Civil de Teresina continua monitorando os pontos de maior risco e atendendo às ocorrências relacionadas à queda de árvores e obstrução de vias. “Estamos trabalhando em conjunto para atender a população de maneira eficiente e garantir que os transtornos sejam minimizados o mais rápido possível”, declarou o secretário municipal da Defesa Civil, coronel José Nunes.
Em caso de emergências relacionadas às chuvas, a Prefeitura de Teresina orienta os moradores a entrarem em contato com a Defesa Civil pelo número (86) 99514-2250 ou com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.