O vereador de Teresina, Fernando Lima (PDT), avaliou que os parlamentares da capital terão papel relevante nas articulações políticas para as eleições de 2026. Segundo ele, mesmo sendo uma disputa estadual, o peso político da capital influencia diretamente no cenário eleitoral piauiense. As declarações foram dadas ao O Dia nesta sexta-feira (24).
“O governador está chamando os vereadores para conversar. Justamente isso mostra a importância que a Câmara Municipal, que os vereadores têm, nas decisões políticas do estado do Piauí. Ele justamente chama os vereadores para conversar por entender da importância que a Câmara Municipal tem, por entender a importância que os vereadores têm”, afirmou Fernando Lima.
LEIA TAMBÉM
- Dr. Vinicius nega insatisfação de deputados com liberação de emendas: “O que o governador prometeu, ele vai cumprir”
- Compensação de Themístocles com o governador ainda não avançou, diz Severo Eulálio
- Presidente do Partido dos Trabalhadores admite interesse em ser vice-governador nas eleições de 2026
- Partido dos Trabalhadores define que decisão sobre vice será do diretório, não de Rafael Fonteles
- Rafael defende união de forças oposicionistas locais na base estadual “É normal, já aconteceu”
O parlamentar destacou ainda que mais de 20 vereadores já foram convidados pelo governador Rafael Fonteles (PT) para reuniões políticas, o que, segundo ele, reforça o reconhecimento do Executivo estadual sobre a força da base municipal.
“Eu sempre costumo dizer, o vereador é quem tem o contato direto com a população. Então, a gente, por estar em contato direto com o povo, a gente sabe das dificuldades, sabe dos problemas e é quem pode estar reivindicando essas melhorias. Então, conversa bastante produtiva que nós tivemos com o governador Rafael, a gente pode trazer alguns benefícios para o nosso município e para o povo de Teresina”, relatou.
Apoio a Zé Santana
Durante a semana, vereadores de Teresina estiveram em Brasília (DF) participando de uma série de reuniões em ministérios em busca de recursos e parcerias para a capital. Entre os encontros, ganhou destaque a presença do secretário estadual do Trabalho e Emprego, Zé Santana (PT), que deve disputar uma vaga na Câmara Federal em 2026.
De acordo com Fernando Lima, Zé Santana conta com o apoio de cerca de nove vereadores da capital.
“Um terço da Câmara vota no próprio Zé Santana. Ele participou da reunião justamente para fortalecer e estreitar a parceria do Ministério com a Câmara para que a gente possa trazer ainda mais benefícios para o povo teresinense. A gente sabe que já existe uma parceria forte do Ministério do Desenvolvimento Social com a nossa Câmara Municipal, mas a ideia de irmos lá é justamente fortalecer ainda mais essa parceria e trazer ainda mais resultados para o povo teresinense”, afirmou o pedetista.
Parceria com o Inmetro
Ainda em Brasília, o grupo participou de uma reunião no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), com o presidente da instituição, Márcio André, e o diretor de Planejamento, Maycon Danilo. Durante o encontro, foi discutida a criação de um selo de conformidade do Inmetro para produtos do artesanato piauiense.
“Em conversa lá, surgiu a ideia, e a gente vai tocar isso para frente, justamente criar um selo do Inmetro, um selo de conformidade dos produtos do artesanato aqui do estado do Piauí. A ideia é que esse selo possa agregar ainda mais valor aos nossos produtos do artesanato e garantindo uma qualidade maior aos produtos que são ofertados à venda pelos nossos artesãos”, finalizou.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.