Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Veículos com mais de dez anos de fabricação não poderão receber alvará de táxi em Teresina

A medida consta em decreto assinado pelo prefeito Silvio Mendes.

18/02/2025 às 08h40

A partir de agora, os veículos que possuem mais de dez anos de fabricação não poderão receber alvará para circular como serviços de táxi em Teresina. A medida consta em decreto assinado pelo prefeito Silvio Mendes (União Brasil) e publicada nesta segunda-feira (17) no Diário Oficial. O prefeito alterou trechos de um decreto anterior, de 11 de agosto de 2015, que dispõe sobre a regulamentação dos serviços de táxi no município.

Para decretar a nova medida, Silvio Mendes levou em consideração os avanços tecnológicos que promovem alteração na vida útil dos veículos utilizados na exploração do serviço de táxi.

Veículos com mais de dez anos de fabricação não poderão receber alvará de táxi em Teresina - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Veículos com mais de dez anos de fabricação não poderão receber alvará de táxi em Teresina

O decreto entrou em vigor na data de sua publicação.

Como se calcula a vida útil de um carro?

A vida útil de um carro pode ser contada a partir da quilometragem, da idade do veículo, do histórico de manutenção, das condições de uso e de armazenamento. Em média, um carro pode durar entre 200 mil e 300 mil quilômetros, mas isso varia conforme a marca, o modelo e como carro é mantido. O que também varia conforme as condições de uso é a idade do veículo, que têm vida útil, em geral, de 10 a 15 anos.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.