Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vacinação contra a dengue é ampliada em Teresina; veja se pode se vacinar

Por conta da baixa adesão, a FMS decidiu contemplar outras faixas de idade. Vacina está disponível.

15/07/2025 às 11h39

A partir de hoje (15) a vacinação contra a dengue em Teresina será ampliada para contemplar, agora, crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A vacinação pode ser feita em qualquer uma das 91 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital e no posto do Teresina Shopping sem a necessidade de agendamento.

Para se vacinar é preciso apresentar CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência em Teresina e, se tiver, o cartão de vacina. As UBS’s funcionam de segunda a sexta-feira nos turnos da manhã e tarde. O posto de vacinação do Teresina Shopping abre de segunda a sexta, das 13h às 18, e aos sábados, das 10h às 20h.

Vacinação contra a dengue é ampliada em Teresina; veja se pode se vacinar - (Divulgação/Prefeitura de Timon) Divulgação/Prefeitura de Timon
Vacinação contra a dengue é ampliada em Teresina; veja se pode se vacinar

Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da FMS, lembra da importância de se vacinar contra a dengue. “A vacina reduz os casos graves da doença, como a dengue hemorrágica, que pode levar ao óbito. É essencial valorizar o acesso gratuito à vacina, especialmente considerando o impacto da doença no Brasil”, explica. Dados do Ministério da Saúde revelam que a dengue já causou mais mortes no país do que a covid-19 em 2024.

Público alvo foi ampliado por conta da baixa adesão

A Fundação Municipal de Saúde confirmou que o público alvo para a vacinação contra a dengue foi ampliado por causa da baixa adesão à vacina na faixa etária inicialmente priorizada. Em janeiro, Teresina recebeu mais de 30 mil doses que foram utilizadas quase em sua totalidade. Em julho, o Ministério da Saúde enviou mais 13 mil doses. “Estávamos priorizando o público de 14 anos, mas como a procura está baixa e estamos tendo doses disponíveis, ampliamos o acesso da primeira dose”, disse Emanuelle Dias.

Para alcançar a imunização completa, é necessário o esquema de duas doses dessa vacina, com intervalo de três meses entre elas. A recomendação é que quem já tomou a primeira dose fique atento ao calendário para garantir a segunda aplicação dentro do prazo estabelecido


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com informações da FMS