Sintomas como febre alta, dores de cabeça, musculares e articulares, mal-estar, manchas vermelhas, náuseas e, em casos graves, sangramento, podem acender o alerta de um possível quadro de dengue. Nesses casos, a principal orientação é buscar atendimento médico. De 01 de janeiro a 31 de julho de 2025, Teresina confirmou 2.932 casos de dengue e um óbito pela doença. Isso significa uma média de quase 14 casos por dia.
Apesar dos números terem tido uma queda de 38% em relação ao mesmo período do ano passado, que teve 4.729 casos de dengue confirmados - uma média de 22 casos por dia - e três óbitos, a população deve continuar em alerta.
Desde janeiro de 2025, equipes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina têm desenvolvido ações para combater o mosquito Aedes aegypti, o principal transmissor da dengue, zika e chikungunya, como visitas de agentes de combate a endemias aos domicílios e locais estratégicos, campanhas educativas e o recolhimento de pneus em borracharias.
Além disso, uma nova estratégia foi iniciada, alinhada ao Ministério da Saúde, incluindo a instalação das ovitrampas, armadilhas que simulam o ambiente ideal para a colocação de ovos do mosquito Aedes aegypti. Colocadas uma vez ao mês, por sete dias, em casas selecionadas nos bairros das zonas Leste e Norte da cidade, elas são monitoradas, permitindo a identificação de áreas críticas e a intensificação das ações de controle. Essa ação se repete mensalmente.
O diretor de Vigilância em Saúde da FMS, Walfrido Salmito, reforça a necessidade do envolvimento ativo da população nesse combate à dengue, uma vez que cerca de 80% dos focos do mosquito são encontrados nas residências. “É fundamental evitar o acúmulo de água parada em recipientes que possam servir de criadouros. Contamos com a colaboração de todos para eliminar esses focos e prevenir novos casos. Essa é uma missão coletiva”, disse.
Vacinação contra a dengue
Desde o dia 15 de agosto, a vacinação contra a dengue segue liberada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Esse público pode ser imunizado sem necessidade de agendamento. Para isso, basta se dirigir a uma das 91 Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou ao posto do Teresina Shopping.
Para receber a vacina, é necessário apresentar CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência em Teresina e, se tiver, o cartão de vacina. As UBS funcionam de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde. O posto do Teresina Shopping abre de segunda a sexta, das 13h às 18h, e aos sábados, das 10h às 20h.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.