A Fundação Municipal de Saúde (FMS) iniciou hoje (9) os atendimentos do mutirão “Teresina que Acolhe e Cuida”, uma iniciativa voltada para ampliar o acesso a consultas e exames especializados nas áreas de Cardiologia, Ginecologia e Ortopedia. Os agendamentos foram feitos por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Integrado ao Programa Agora Tem Especialistas, o mutirão tem como objetivo reduzir o tempo de espera dos usuários regulados, seguindo ordem cronológica e critérios de prioridade. A ação contempla Teresina e foi planejada para reforçar a assistência especializada e fortalecer a rede SUS municipal.
Nesta primeira etapa, que ocorre até o dia 12 de dezembro, a expectativa é atender uma média de 400 pessoas, distribuídas entre as três especialidades contempladas. Os atendimentos serão realizados nas seguintes Unidades de Cuidado Integrado (OCI):
Hospital Monte Castelo – Cardiologia
Hospital Lineu Araújo – Ginecologia
Hospital Dirceu Arcoverde II – Ortopedia
As unidades foram preparadas com equipes completas, estrutura climatizada, salas específicas para exames e todos os insumos necessários, incluindo ECG, Raio-X, ultrassonografia e materiais de coleta.
As UBSs já iniciaram a busca ativa e o agendamento dos pacientes, a partir da lista enviada pelo setor de Regulação da FMS. A orientação é que os usuários mantenham seus dados atualizados nas unidades de referência, garantindo assim o contato para confirmação da consulta.
O mutirão representa um importante passo para ampliar o acesso e promover cuidado especializado de forma regionalizada, reforçando o compromisso do município em acolher, cuidar e reduzir filas com qualidade e organização.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.