Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina ficará sem coleta de lixo a partir da sexta-feira (22)

Trabalhadores da limpeza urbana vão deflagrar greve por tempo indeterminado.

19/11/2024 às 08h37

A partir da próxima sexta-feira (22), Teresina ficará sem coleta de lixo. Isso porque os trabalhadores da limpeza urbana vão deflagrar greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada ontem (18) em assembleia da categoria. Os trabalhadores reivindicam o pagamento das horas extras, pagamento das insalubridades, o depósito do FGTS e denunciam os excessos na jornada de trabalho.

Teresina ficará sem coleta de lixo a partir da sexta-feira (22) - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Teresina ficará sem coleta de lixo a partir da sexta-feira (22)

No atual momento, os serviços de coleta de resíduos sólidos e limpeza urbana em Teresina são feitos por meio de contrato emergencial firmado entre a Prefeitura e uma empresa privada. É que a licitação para escolha de uma empresa foi suspensa pelo Tribunal de Contas após a detecção de supostas irregularidades.

A empresa Aurora, que atua no setor no momento, chegou a apresentar uma contraproposta para os trabalhadores. Ela foi apreciada ontem pela categoria. “Foi levado para os trabalhadores e não foi aceito. Foi votado pela deflagração da greve por tempo indeterminado e agora nós temos 72 horas para informar à empresa, ou seja, na sexta-feira a ordem é parar”, afirma Jonathas Miranda, presidente do sindicato representante dos trabalhadores das empresas de limpeza urbana.

Hoje Teresina conta com 1.800 trabalhadores atuando no serviço de capina, coleta de lixo e limpeza das ruas e espaços públicos.

Teresina ficará sem coleta de lixo a partir da sexta-feira (22) - (Divulgação/PMT) Divulgação/PMT
Teresina ficará sem coleta de lixo a partir da sexta-feira (22)

Dr. Pessoa disse que foi enganado por empresa

Ao comentar a crise da limpeza urbana em Teresina, o prefeito Dr. Pessoa (PRD) disse que foi enganado pela empresa que opera o setor atualmente na capital. Ontem (18) o chefe do Executivo Municipal se reuniu com representantes da Aurora, mas nenhum acordo chegou a ser fechado.

“A empresa que está aí está nos enganando. Já tivemos reuniões e, caso contrário, iremos tomar outra decisão. Não vou deixar essa vagareza da empresa que recebe em dia da Prefeitura”, disparou Dr. Pessoa. O prefeito acrescentou ainda que vai discutir com os juristas e representantes da empresa sobre o que fará, mas evitou mencionar uma possível suspensão do contrato.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.