Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina está entre as 10 cidades com maior vulnerabilidade a desastres naturais

Atualmente, a capital possui 166 áreas de risco, sendo 47 são consideradas de alto risco e seis de muito alto risco.

26/01/2026 às 11h28

26/01/2026 às 11h28

Um mapeamento realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) e pela Secretaria Nacional de Periferias (SNP), do Ministério das Cidades, em parceria com a Defesa Civil de Teresina, apontou que a capital piauiense está entre as dez cidades brasileiras com maior vulnerabilidade a desastres naturais. Atualmente, Teresina possui cerca de quatro mil residências localizadas em 166 áreas de risco. Desse total, 53 áreas demandam maior atenção, sendo 47 classificadas como de alto risco e seis como de muito alto risco.

O documento classifica as áreas nos graus R2 (médio), R3 (alto) e R4 (muito alto). “Teresina é, de fato, uma área de risco quando comparada a outras cidades. Em 2024, Teresina apareceu como uma das áreas de maior risco no Brasil”, afirmou o gerente de Operações da Defesa Civil de Teresina, Marcos Rolf.

Teresina está entre as 10 cidades com maior vulnerabilidade a desastres naturais - (Ascom/Semcaspi) Ascom/Semcaspi
Teresina está entre as 10 cidades com maior vulnerabilidade a desastres naturais

Ao todo, mais de sete mil casas foram mapeadas em diferentes regiões da capital. Nesses locais, foram identificados pontos críticos e realizado um trabalho de geoprocessamento, que permitiu a classificação das áreas como de alto e muito alto risco. O relatório elaborado pelo SGB foi entregue em 2025 à Prefeitura de Teresina, que busca a viabilidade de captação de recursos federais junto ao Ministério das Cidades.

Dentro da pesquisa, aproximadamente quatro mil residências foram catalogadas em áreas que oferecem riscos diretos aos moradores, como encostas, margens de rios e córregos, paredões e morros de cascalho, entre outros. Marcos Rolf reforça que intervenções inadequadas, como o soterramento de lagoas e córregos, podem provocar incidentes futuros e deixar essas regiões ainda mais vulneráveis.

Teresina está entre as 10 cidades com maior vulnerabilidade a desastres naturais - (Arquivo O Dia) Arquivo O Dia
Teresina está entre as 10 cidades com maior vulnerabilidade a desastres naturais

“Para a Defesa Civil, as áreas de risco são aquelas onde ocorrem eventos extremos e onde existem pessoas vulneráveis morando. Já para o Serviço Geológico do Brasil, são consideradas áreas de risco todos os locais onde já existem ou podem vir a ser construídas casas, como encostas ou áreas onde antes havia córregos. São regiões que não passaram por serviços adequados de estrutura e drenagem, o que as torna áreas de risco”, enfatizou.

O plano inclui um relatório técnico detalhado, com levantamento dos dados de risco, caracterização geológica e geotécnica de cada setor e pranchas individuais de todas as áreas mapeadas.

Saiba como acionar a Defesa Civil

Em situações de emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil, tanto de Teresina como Estadual, através dos canais oficiais. 

  • Defesa Civil - 199
  • Corpo de Bombeiros - 193
  • Polícia Militar - 190 

A Defesa Civil Estadual também disponibiliza atendimento pelo WhatsApp (86) 9409-9388 e o sistema de alertas via SMS, com cadastro pelo número 40199, garantindo informação rápida e apoio à população durante todo o período chuvoso.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.