Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina amplia vacinação contra HPV para jovens de 15 a 19 anos até o final do ano

Além da nova faixa etária priorizada, continuam sendo vacinadas, de forma regular, crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, conforme o calendário nacional de vacinação.

24/07/2025 às 17h04

24/07/2025 às 17h04

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina anunciou, nesta quinta-feira (24), a ampliação da campanha de vacinação contra o HPV, estendendo o público-alvo até dezembro de 2025 para jovens entre 15 e 19 anos que ainda não iniciaram o esquema vacinal. A medida é uma tentativa de “resgate” de um público que, por diversos motivos, ficou de fora das ações regulares de imunização.

Vacina contra HPV é fundamental para evitar casos de câncer - (Marcelo Camargo / Agência Brasil) Marcelo Camargo / Agência Brasil
Vacina contra HPV é fundamental para evitar casos de câncer

A vacina é indicada para prevenir infecções causadas pelo Papilomavírus Humano (HPV), que está diretamente relacionado ao surgimento de diversos tipos de câncer, como os de colo do útero, pênis, ânus, orofaringe e vulva. Apesar de o imunizante estar disponível há anos no SUS, a cobertura vacinal nessa faixa etária ainda está aquém do ideal.

Além da nova faixa etária priorizada, continuam sendo vacinadas, de forma regular, crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, conforme o calendário nacional de vacinação. Também têm acesso à vacina pessoas imunossuprimidas, vítimas de violência sexual, usuários de PrEP e indivíduos com papilomatose respiratória recorrente, nesse caso, entre 9 e 45 anos.

Embora a adesão feminina à vacina seja mais expressiva, em especial pela associação com a prevenção ao câncer de colo do útero, a recomendação é de que os meninos e homens também devem se vacinar. Isso porque o vírus também está relacionado a cânceres que atingem o sexo masculino, como os de pênis, ânus e garganta. A vacinação masculina é considerada uma forma de autoproteção e também de responsabilidade coletiva, ao contribuir para a redução da circulação do vírus.

O HPV é um vírus altamente transmissível, principalmente por contato sexual. Em muitos casos, o próprio organismo elimina o vírus de forma natural. Mas, quando a infecção persiste, há risco de evolução para lesões pré-cancerosas e tumores. Ao todo, mais de 200 tipos de HPV são conhecidos, sendo pelo menos 14 classificados como de alto risco oncogênico.

Onde se vacinar:

Unidades Básicas de Saúde (UBS): 91 unidades distribuídas por todas as regiões de Teresina, com atendimento nos turnos da manhã e da tarde.

Teresina Shopping (Estacionamento G3): De segunda a sexta-feira, das 13h às 18h, e aos sábados, das 10h às 20h.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.