Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

TCE suspende licitação de R$ 59 milhões para construção da Ponte da UFPI

Obra da ponte iniciou em 2019 e apenas 18% dos serviços foram executados, com algumas empresas tendo abandonado os trabalhos.

06/01/2026 às 16h15

O Tribunal de Contas do Estado determinou a suspensão do processo licitatório da Prefeitura de Teresina. O objeto da licitação é contratar uma empresa que deve executar os serviços de construção da Ponte que vai ligar a Universidade Federal do Piauí, na zona leste da Capital, ao bairro Água Mineral, na zona norte. A licitação é no valor de R$ 59 milhões.

Obra iniciada em 2019, possui apenas 18% dos serviços executados.  - (Divulgação/SAAD Norte) Divulgação/SAAD Norte
Obra iniciada em 2019, possui apenas 18% dos serviços executados.

A decisão do TCE ocorre após o consórcio ACA Conecta Teresina vencer a etapa de preços, mas ser desclassificada pela Comissão de Licitação sob o argumento de inconsistências em planilhas orçamentárias. O consorcio alegou que as falhas são meramente formais e sanáveis, não devendo ser motivo da desclassificação.

Na análise, o relator, conselheiro Jaylson Campelo, acolheu os argumentos do consorcio e se baseou no relatório técnico da Diretoria de Fiscalização de Licitações e Contratações, que atestou que as falhas são sanáveis e que a comissão não deu oportunidade de defesa para o consorcio desclassificado.

Além de suspender a licitação, o TCE determinou que o secretário de Aministração Marcos Elvas e a construtora R. Melo, até então melhor classificada após a saída do consorcio ACA, prestem esclarecimentos sobre a licitação.

A ponte

A ponte foi iniciada em 2019, mas de lá para cá, empresas abandonaram a obra. Cerca de 18% dos serviços chegaram a ser executados, mas hoje, o local está completamente abandonado. Paralelo aos trabalhos de engenharia, também há um processo que trata da desapropriação de famílias na zona norte.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.