Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Suspeitos de sequestrar e matar adolescente em Teresina são presos pelo DHPP

Carlos Alexandre Pereira de Sousa, de 14 anos, foi sequestrado na Vila da Guia por membros do Bonde dos 40, em maio desta ano; corpo foi encontrado nos Torrões, quase um mês depois.

03/07/2025 às 11h04

Quatro suspeitos de participação no sequestro e na morte do adolescente Carlos Alexandre Pereira de Sousa, de 14 anos, foram presos nesta quarta-feira (2) pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Os indivíduos foram identificados pelas iniciais F. C. S., vulgo "Rato"; M. R. de F., e M. V. R. dos S., vulgo "Pé de Porco". Segundo o delegado Jorge Terceiro, chefe da Delegacia Especializada em Pessoas Desaparecidas (Desap), dos quatros indivíduos, dois já estavam no sistema prisional; um terceiro, considerado o chefe do grupo criminoso responsável pelo crime, foi conduzido ao DHPP e segue preso.

Suspeitos de sequestrar e matar Carlos Alexandre Pereira são presos pelo DHPP - (Reprodução) Reprodução
Suspeitos de sequestrar e matar Carlos Alexandre Pereira são presos pelo DHPP

Um quarto suspeito de participar do crime - com o veículo usado no sequestro e na desova do corpo - chegou a ser conduzido pelos policiais ao DHPP. Porém, após oitiva, ele foi liberado, pois a polícia recebeu informações de que o carro, na verdade, teria sido tomado de assalto e usado para o cometimento do crime, sem o envolvimento do dono na ação criminosa.

Quatro suspeitos de sequestrar e matar adolescente em Teresina são presos; um deles foi liberado. - (Divulgação / Polícia Civil - PI) Divulgação / Polícia Civil - PI
Quatro suspeitos de sequestrar e matar adolescente em Teresina são presos; um deles foi liberado.

Quem detalha o caso é o delegado que investiga o crime, Jorge Terceiro. Segundo ele, a motivação do crime seria a disputa territorial entre facções criminosas. “A vítima, apesar de não ter indícios de que Carlos Alexandre cometeu algum ato criminoso, ele possuía parentes e morava na área de uma facção rival. Todos os indivíduos detidos são dos Três Andares, onde atua a facção Bonde dos 40. Eles teriam uma rixa com a facção da Vila da Guia (primeiro Comando da Capital), onde a vítima foi sequestrada e depois morta na região dos Torrões”, detalhou Jorge Terceiro.

Delegado Jorge Terceiro, do DHPP - (Jailson Soares/O Dia) Jailson Soares/O Dia
Delegado Jorge Terceiro, do DHPP

A prisão dos suspeitos pode levar os investigadores para novas diligências e prisões. “Não descartamos a possibilidade de outras pessoas virem a ser localizadas e detidas em razão desse crime hediondo”, complementou.

O crime

Carlos Alexandre foi morto com um tiro na cabeça. O jovem havia sido sequestrado por membros do Primeiro Comando da Capital (PCC), na Vila da Guia, na zona Sudeste de Teresina e o seu paradeiro ficou por cerca de um mês desconhecido, quando foi encontrado na região do Povoado Torrões.

Desde o início, as investigações apontavam que a possível motivação do crime teria sido o fato do adolescente residir em uma área dominada pela facção Bonde dos 40, grupo rival ao PCC. Os executores, ao passarem pela região da Vila da Guia, avistaram o menor e decidiram realizar o sequestro e executar a vítima.

“A vítima, apesar de não ter elementos de que ele diretamente participasse de qualquer ato criminoso vinculado a qualquer facção, tinha apenas 14 anos de idade. Mas ele tem parentes que seriam vinculados a um dos grupos. Isso poderia ter sido a motivação para sequestrar e matar o rapaz”, relata o delegado. A causa da morte foi um disparo de arma de fogo que transfixou o crânio da vítima. O procedimento investigatório, que estava como sequestro, ficou como homicídio.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.