A Polícia Civil do Piauí prendeu nesta terça-feira (09) um indivíduo identificado como A.S.DL. Ele é investigado por depredar e tentar furtar a Catedral de Nossa Senhora das Dores, localizada no Centro de Teresina, ocorrido em novembro deste ano. O cumprimento do mandado de prisão preventiva foi realizada por meio da 1ª Delegacia Seccional da capital.
A prisão ocorreu em frente à Igreja do Amparo, também situada na região central da capital. O suspeito foi conduzido à unidade policial para os procedimentos legais cabíveis. Segundo o delegado Sérgio Alencar, o indivíduo não é de Teresina, é natural de Goiás, e tentou depredar outro templo da região central da capital.
"Ele também é suspeito de tentar depredar a Igreja São Benedito, próximo ao Palácio do Governo. Então, por essa sua conduta nós representamos por sua prisão e ele está preso. Na ficha criminal dele, constava só violência doméstica. E agora vai constar também a depredação do patrimônio público e tentativa de furto", informou o delegado.
Porém, o delegado Sérgio Alencar afirmou não ter indícios de que o crime foi motivado por questões de intolerância religiosa. O crime de vandalismo ocorreu na madrugada do dia 3 de novembro. De acordo com a Arquidiocese de Teresina, o indivíduo quebrou as três portas de vidro da fachada principal do templo.
Um funcionário da Catedral registrou o boletim de ocorrência. Apesar dos danos materiais, não houve registro de furtos ou de maiores prejuízos ao patrimônio religioso. As investigações devem apontar se a ação se tratou de uma tentativa de arrombamento ou de um ato de intolerância religiosa.
Em nota de esclarecimento, a Arquidiocese lamentou o ocorrido e reforçou seu compromisso com a preservação do patrimônio histórico, cultural e religioso da capital piauiense. "Reafirmamos nosso compromisso com a preservação do patrimônio religioso e cultural da cidade, bem como com a promoção da paz, do respeito e da segurança em nossas igrejas", disse a nota, publicada em 3 de novembro. A Catedral das Dores é um dos principais templos religiosos de Teresina e atrai diariamente fiéis e turistas.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.