Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sistemas de regulação de consultas especializadas de Teresina passarão a ser integrados

Com a regulação, o Gestor Saúde, utilizado pelo município, passará a ter acesso às vagas ambulatoriais disponíveis nos hospitais da rede estadual

24/01/2026 às 08h50

24/01/2026 às 08h50

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) e a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) anunciaram a integração dos sistemas Gestor Saúde e Regula Piauí, responsáveis pelo agendamento de consultas e exames especializados. O anúncio foi feito durante reunião realizada, nesta quinta-feira (22), com a presença de técnicos do município e do estado.

Com a mudança, que ocorrerá ainda no primeiro semestre de 2026, haverá integração entre os sistemas de regulação. Assim, o Gestor Saúde, utilizado pelo município, passará a ter acesso às vagas ambulatoriais disponíveis nos hospitais da rede estadual.

Sistemas de regulação de consultas especializadas de Teresina passarão a ser integrados - (Divulgação) Divulgação
Sistemas de regulação de consultas especializadas de Teresina passarão a ser integrados

“Na prática, essa interoperabilidade permitirá maior transparência e eficiência na marcação de consultas e exames especializados, já que atualmente cada sistema funciona de forma isolada e não é possível visualizar as informações um do outro”, explica a diretora de regulação da FMS, Luciane Formiga.

Segundo a presidente da FMS, Leopoldina Cipriano, a medida representa um marco para a saúde pública do estado. “Estamos dando um passo decisivo para garantir mais eficiência e transparência no acesso da população aos serviços especializados. Até agora, tínhamos duas regulações paralelas atuando em Teresina e nos municípios do Piauí, o que gerava duplicidade de esforços e dificultava o acompanhamento”.

“Com a integração, teremos um sistema único, mais ágil e justo, que permitirá organizar melhor a demanda e oferecer respostas mais rápidas aos pacientes. Nossa expectativa é que essa unificação comece a funcionar em breve, trazendo benefícios concretos para quem mais precisa”, finaliza a presidente da FMS.

Participaram do encontro a presidente da FMS, Leopoldina Cipriano; a diretora de regulação da FMS, Luciane Formiga, além do secretário de saúde da Sesapi, Antônio Luís; e o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, e demais profissionais da área técnica.

Como funciona o Gestor Saúde

O sistema Gestor Saúde é utilizado pelo município de Teresina para organizar o fluxo de consultas e exames especializados. O processo começa nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde o paciente é atendido e, se houver necessidade, realiza o agendamento para ambulatórios especializados.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.