O prefeito de Teresina, Silvio Mendes, decretou ponto facultativo na segunda-feira (3) de carnaval, mantendo a decisão dos anos anteriores. Com isso, o expediente nas repartições públicas municipais ficaram suspensos. Além disso, o pagamento dos servidores será antecipado para sexta-feira (28), garantindo que todos recebam antes do Carnaval. A medida representará uma injeção de R$ 61 milhões na economia local.
LEIA TAMBÉM

O decreto anunciado pelo prefeito confirma a suspensão do expediente nas repartições públicas municipais no dia 3 de março. “Estamos publicando o decreto tornando o ponto facultativo na segunda-feira de Carnaval. Isso não é novidade, porque acontece todos os anos, para que todos tenham o direito de estar com suas famílias, brincar, pular ou descansar”, afirmou o prefeito Sílvio Mendes.
Pagamento antecipado dos servidores em Teresina
Para garantir que os servidores tenham recursos disponíveis durante o Carnaval, a Prefeitura anunciou que antecipará os salários de fevereiro. O pagamento será realizado na sexta-feira (28) e, no máximo, até sábado (1º), conforme afirmou o secretário de Finanças, Edgar Carneiro Filho.
“Isso é importante, porque você vai liberar este recurso para a população usufruir dele no período do Carnaval. Seja para brincar, descansar com a família ou fazer o investimento que for necessário”, destacou o secretário.
Diferente de anos anteriores, a Prefeitura de Teresina não organizará eventos públicos de Carnaval, como o tradicional Corso. A decisão foi tomada devido ao contingenciamento orçamentário.
“O Carnaval é a festa popular mais importante do Brasil inteiro. A Prefeitura vai estar presente com segurança, organização do trânsito e banheiros higiênicos, mas precisamos priorizar o pagamento dos servidores”, afirmou o prefeito.
LEIA TAMBÉM

Ponto facultativo no Carnaval
Apesar de ser um dos períodos mais esperados do ano, o Carnaval não é feriado nacional. Cada estado ou município define como proceder em relação ao expediente.
No Piauí, além da Prefeitura de Teresina, o Governo do Estado também decretou ponto facultativo nos dias 3 e 4 de março. Entretanto, empresas privadas e outras instituições podem adotar diferentes políticas para o período.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.