Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Queda de energia em Teresina foi causada por queimada no bairro Tabuleta, diz Equatorial

Fornecimento foi interrompido por alguns minutos no final da tarde desta segunda (13) e afetou bairros no Centro e na zonas Leste e Norte.

14/11/2023 às 07h31

Quem mora em bairros das zonas Leste e Norte de Teresina foi surpreendido por uma queda de energia no final da tarde desta segunda-feira (13). Bairros do Centro da capital também foram afetados. A queda no abastecimento não durou mais que poucos minutos, mas foi suficiente para causar alguns transtornos.

Semáforos ficaram danificados e até salas de aula ficaram às escuras por conta da interrupção do fornecimento. Em alguns trechos da Avenida Nossa Senhora de Fátima, o trânsito ficou confuso próximo ao horário de pico. Na Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e também na Universidade Estadual (Uespi), aulas tiveram que ser interrompidas por alguns minutos em razão da queda de energia.

Queda no fornecimento foi causada por queimada em terreno no bairro Tabuleta - (Divulgação/Equatorial Piauí) Divulgação/Equatorial Piauí
Queda no fornecimento foi causada por queimada em terreno no bairro Tabuleta

De acordo com a Equatorial Piauí, responsável pelo fornecimento e distribuição de energia elétrica no Estado, a queda de energia que afetou Teresina nesta segunda-feira (13) foi provocada por uma queimada em um terreno no bairro Tabuleta, na zona Sul. O terreno fica nas proximidades da BR-316. Por conta do aquecimento no local houve um desarme de uma linha de transmissão na Subestação de Teresina.

A Equatorial esclareceu que a queda no fornecimento de energia não durou mais que dois minutos e que logo após o problema ter sido resolvido, 83% dos clientes impactados tiveram o fornecimento restabelecido. Poucos minutos depois, 100% das áreas afetadas tiveram a energia regularizada.

A concessionária de energia fez um alerta para os riscos que queimadas causam à rede elétrica.

Confira a nota da Equatorial Piauí na íntegra

A Equatorial Piauí esclarece que, após apuração completa pelos técnicos da Distribuidora da ocorrência que gerou o desarme temporário ocorrido na tarde desta segunda (13) de um curto-circuito da Equatorial Piauí, conectado à Subestação Teresina I, foi constatado que o evento foi provocado por uma queimada sob a linha, em um terreno nas proximidades do viaduto do Bairro Tabuleta, na BR 316.

A ocorrência teve início às 16h04 desta segunda-feira (13) e durou apenas 2 minutos, com impacto em alguns bairros da zona Leste e Norte de Teresina.

A Distribuidora reforça que a prática de queimadas é crime e que causa dano ao sistema elétrico e ao fornecimento a todos os clientes da região.