Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Procissão das Sanfonas emociona Teresina com homenagens a Gonzaga e Gonzaguinha

Evento que virou patrimônio imaterial reúne músicos de vários estados e marca presença inédita do neto de Luiz Gonzaga na capital

01/08/2025 às 17h32

O som inconfundível das sanfonas tomou conta das ruas de Teresina nesta sexta-feira (1º), durante a 17ª edição da Procissão das Sanfonas. Criado em 2009 pelo professor e pesquisador Wilson Seraine, em parceria com Reginaldo Silva, que trabalhou por 12 anos ao lado de Luiz Gonzaga, o evento tem como objetivo manter viva a memória do eterno Rei do Baião.

 17ª edição da Procissão das Sanfonas em Teresina - (Jorge Machado / O Dia) Jorge Machado / O Dia
17ª edição da Procissão das Sanfonas em Teresina

Hoje consagrada como Patrimônio Cultural Imaterial do Piauí e da capital, a procissão presta tributo não apenas ao legado de Luiz Gonzaga, falecido em 2 de agosto de 1989, mas também celebra o aniversário de Teresina, que completa 173 anos neste mês de agosto.

Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação

A concentração começou por volta das 15h, em frente à Catedral de Nossa Senhora das Dores, reunindo sanfoneiros vindos de diversos estados e admiradores da música nordestina. No local, houve a tradicional bênção das sanfonas, que antecedeu o cortejo pelas ruas da cidade até o Museu do Piauí. No destino final, o público pôde acompanhar apresentações musicais e homenagens que se estendem pela noite.

Procissão das Sanfonas festejando na Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Dores. - (Jorge Machado / O Dia) Jorge Machado / O Dia
Procissão das Sanfonas festejando na Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Dores.

Uma das presenças mais marcantes deste ano foi a de Daniel Gonzaga, neto de Luiz Gonzaga e filho de Gonzaguinha. Pela primeira vez em Teresina, ele destacou a emoção de participar da homenagem ao pai justamente na Procissão das Sanfonas.

“Descobrir um país é maravilhoso, que é coisa que a gente não faz sentado em casa, conheçam seu país, saibam onde estão, porque aí vocês vão saber a pessoa que vocês estão vivendo nesse contexto, e estar em Teresina é maravilhoso por isso, a diferença das culturas, os contrastes, os sabores, isso tudo é o Brasil da gente, e isso tudo vai construindo pedacinhos da alma da gente.”

Daniel Gonzaga, neto de Luiz Gonzaga e filho de Gonzaguinha. - (Jorge Machado / O Dia) Jorge Machado / O Dia
Daniel Gonzaga, neto de Luiz Gonzaga e filho de Gonzaguinha.

A edição deste ano celebra os 80 anos de nascimento de Gonzaguinha, que construiu uma trajetória marcante na música popular brasileira. O cordelista Pedro Sampaio, representante da Colônia Gonzaguiana Cearense, esteve em Teresina para lançar um cordel especial em homenagem ao artista.

Sanfoneiros no adro da Catedral de Teresina.  - (Jorge Machado / O Dia) Jorge Machado / O Dia
Sanfoneiros no adro da Catedral de Teresina.

"E mais uma vez, a gente rendendo homenagens através da cordelização da procissão. 'Gonzaguinha Oitentão' é tema da procissão e nós vamos estar aqui participando. Salve e viva Colônia Gonzaguiana do Piauí! Viva a 17ª Procissão das Sanfonas de Teresina!", declarou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com informações da Agência Brasil