O feriado de Finados, celebrado neste sábado (02), deve ser marcado por possibilidade de chuvas isoladas em algumas regiões do Piauí, inclusive em Teresina, segundo previsão da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). Apesar da tradicional expectativa de chuva para a data, o fenômeno deve ocorrer de forma fraca e pontual, sem comprometer as visitas aos cemitérios.
De acordo com a meteorologista Sônia Feitosa, o estado está sob influência de uma penetração de umidade vinda do Maranhão, o que favorece o aumento da nebulosidade, especialmente na faixa sudoeste do Piauí. “Há previsão de chuva isolada no sábado e possivelmente no domingo, mas nada que atrapalhe o feriado. Em Teresina, o calor continua, e apenas uma leve redução na temperatura pode ser sentida”, explica.
Sônia reforça que não se trata de uma chuva generalizada. “Será algo pontual, com ventos mais intensos no litoral e possíveis pancadas rápidas no Cerrado piauiense. Essa umidade é um indicativo de que estamos nos aproximando do período mais úmido, mas o calor ainda predomina”, complementa a meteorologista.
Previsão para os próximos dias e para o mês de novembro
A umidade deve avançar sobre o Piauí até o dia 2 de novembro, reduzindo levemente no dia seguinte, mas voltando a aumentar nos dias seguintes. Mesmo com a presença de nuvens, as temperaturas devem seguir elevadas, podendo ultrapassar os 39°C em algumas cidades. Em Picos, por exemplo, os termômetros chegaram a 40°C nesta quinta-feira (30).
Sônia Feitosa explica que o mês de novembro marca o início da transição para o período chuvoso, mas ainda com precipitações isoladas e irregulares. “As chuvas começam de forma tímida, principalmente nas regiões Norte e Centro-Norte. Já no Sudoeste, no Cerrado piauiense, elas tendem a atingir áreas mais amplas”, afirma.
A meteorologista ressalta ainda que o prognóstico para os próximos meses é positivo, com expectativa de temperaturas mais amenas a partir de dezembro. “A La Niña está em condição neutra, o que é bom. Isso deve favorecer um dezembro menos quente e um início de 2026 não tão quente”, conclui.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.