O presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Enzo Samuel (PDT), afirmou que não descarta a adoção de medidas mais rigorosas para garantir a assiduidade dos parlamentares durante as sessões plenárias. A declaração foi dada ao PortalODia.com nesta terça-feira (24) após recentes episódios de falta de quórum na Casa.
No mês passado, por exemplo, uma sessão ordinária deixou de ser realizada por ausência de vereadores. Diante da situação, a Câmara promoveu apenas uma sessão sintética, procedimento em que a reunião é aberta e encerrada rapidamente, sem discussão ou votação de matérias.
LEIA TAMBÉM
- Bate-boca entre vereadores interrompe sessão na Câmara de Teresina; veja vídeo
- Após parecer do TCE, Câmara vai manter pagamento do salário de Tatiana Medeiros
- CPI do Lixo: Câmara define integrantes de comissão que vai investigar contratos de limpeza em Teresina
- Câmara de Teresina define prazos para análise da LDO 2026
Ao comentar o episódio, Enzo reforçou que a Câmara já possui mecanismos de controle, como o ponto eletrônico digital, e que medidas punitivas, como o desconto no salário por faltas injustificadas, podem ser aplicadas com mais rigor.
“Nós já temos um ponto eletrônico que é o nosso sistema digital. Aqueles que faltam, é possível sim ser feito o desconto, e se for preciso ser mais rigoroso, nós seremos mais rigorosos”, afirmou.
O presidente destacou ainda que o Regimento Interno da Câmara deve ser cumprido por todos os parlamentares, e criticou a falta de comprometimento de alguns colegas com o cargo que assumiram.
“A Câmara tem um regimento que precisa ser respeitado e executado. Eu citei como exemplo uma sessão que tivemos recentemente, que acabou sendo apenas sintética por falta de quórum. Eu poderia ter vindo à imprensa e dito com todas as letras: ‘a sessão não ocorreu porque não havia vereadores suficientes’. Mas, como presidente, segurei o problema naquele momento. No entanto, é importante dizer que não cabe ao presidente chamar o vereador para a hora da sessão”, pontuou.
Para ele, todos os vereadores devem ter compromisso com a missão aos quais foram designados, que é a de cuidar da população teresinense.
“Cada um tem sua responsabilidade, cada um fez campanha, conversando com o povo teresinense, olhando no olho, e falando que assumiu o compromisso de Teresina. E é isso que nós queremos da Câmara Municipal”, finalizou.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.