A Ponte João Luís Ferreira, conhecida como Ponte Metálica, que liga as cidades de Timon e Teresina, voltou a ser liberada para o tráfego de veículos após passar por sua segunda interdição temporária, na última sexta-feira (10). A partir das 8h30 desta segunda-feira (13), a ponte voltou a funcionar com o sistema de alternância entre os dois sentidos da via.
A segunda interdição realizada começou na sexta (10), às 20h, para serviços de reaplicação da pintura do tabuleiro rodoviário, conforme a Ferrovia Transnordestina Logística (FTL), empresa responsável pela estrutura. A medida foi necessária para garantir a segurança e durabilidade da ponte, que é uma das principais ligações entre o Piauí e o Maranhão.
Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Timon (Setrans), a liberação antecipadas ocorreu devido à conclusão dos serviços tabuleiros rodovidários antes do previsto.
Denis Lima, gerente de Operações e Fiscalizações de Trânsito, explicou que na sexta-feira (10), às 20h, a Ponte Metálica foi novamente interditada devido a uma etapa da reforma do seu tabuleiro, especificamente na pintura da parte mais próxima a Timon, que ainda não havia sido concluída.
A tinta utilizada, importada, chegou na semana passada e foi aplicada na terça-feira, sendo que a liberação ocorreu na mesma noite, das 20h às 6h do dia seguinte. No entanto, constatou-se que o tempo de cura e secagem da tinta não foi suficiente, resultando na necessidade de uma nova intervenção. Assim, foi realizado um bloqueio mais prolongado, abrangendo também o sábado e o domingo, para garantir que a tinta secasse completamente sem prejuízo ao trabalho realizado.
A previsão inicial era de que a ponte fosse liberada às 6h de segunda-feira, mas como a cura da tinta foi concluída na tarde de domingo, a equipe verificou que era seguro abrir a ponte. Assim, no início da noite, a ponte foi reaberta normalmente no sentido de Teresina a Timon. Desde então, não houve mais intervenções, e o tráfego voltou à normalidade, incluindo o trânsito de motos, que já circula normalmente nesta manhã.
Vale destacar que a Ponte Metálica foi liberada para travessia no dia 06 de outubro, após ter ficado 30 dias interditada para obras, marcando o fim da primeira etapa de um conjunto de intervenções previstas para a estrutura.
A ponte foi interditada desde o dia 2 de setembro e a obra terá duração total de doze meses. No primeiro mês, a via foi completamente obstruída ao tráfego para serviços de recomposição do asfalto, recuperação do tabuleiro, das passarelas e da linha férrea.
A segunda etapa da obra, também com previsão de seis meses, será voltada à recuperação estrutural. Nessa fase, a Ponte Metálica será interditada apenas parcialmente, com interferências pontuais no trânsito. Serão realizados reforços em pilares, estacas de fundação e nos aparelhos de apoio.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.