A Ponte Metálica João Luís Ferreira, que liga Teresina e Timon, será interditada hoje (26) às 14h para manutenção temporária e programada. A interdição deve durar até as 17h. O comunicado foi feito pela Prefeitura de Timon em suas redes sociais.
De acordo com o anúncio, a interdição é necessária para realização de reparos na estrutura física da ponte. “A Ferrovia Transnordestina e Logística – FTL, atendendo a solicitação da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, realizará reparos na estrutura da ponte”, diz o comunicado.

Recentemente, a Ponte Metálica apresentou sinais de desgastes e foi alvo de uma inspeção pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI). O relatório divulgado pela entidade apontava a necessidade de manutenção na estrutura. Na inspeção, foi comparado o projeto original da ponte com a situação atual, o que revelou uma série de problemas como corrosão avançada nos elementos de apoio e desgastes nas estacas do Pilar 4.
A FTL, empresa responsável pela concessão e manutenção da ponte, já apresentou um plano de ação aos órgãos responsáveis. Estes reparos se iniciam hoje. “É preciso que a manutenção seja feita o quanto antes. A situação é uma realidade e, por isso, fizemos o alerta”, REFORÇOU Pedro Marques, engenheiro civil e vice-presidente do CREA-PI.
O relatório foi enviado aos Ministérios Públicos Estadual e Federal e ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), já que a Ponte Metálica é tombada como patrimônio histórico.
Confira o comunicado:

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.