A Polícia Civil do Piauí deflagrou na manhã desta terça-feira (18) a Operação "Rivus Malum", que teve o objetivo de cumprir 12 mandados de prisão contra suspeitos de participarem de uma organização criminosas que realizava o roubo,furto, receptação e adulteração de veículos em Teresina. As investigações começaram no início de 2024. Ao todo, até o momento oito pessoas foram presas e foram encaminhadas para o Departamento de Roubo e Furto de Veículos - DRFV, antiga Polinter.

De acordo com o delegado Marcelo Dias, os veículos roubados e adulterados eram vendidos para outros municípios do Piauí e até para o estado do Maranhão. "Os criminosos faziam os furtos, passavam para os receptadores e eles revendiam esses veículos para o interior ou para o estado vizinho. É uma investigação iniciada em 2024, bem longa. Temos várias provas, vários depoimentos que só corroboram que essas pessoas estão envolvidas com essa prática dos ilícitos", detalhou o delegado Marcelo Dias.
Ainda segundo o delegado, um dos veículos usados nas abordagens criminosas foi apreendido pela equipe do DRFV. “Alguns dos crimes foram flagrados por câmeras de segurança. Também agora pouco foi apreendido um veículo utilizado para furtar motos. Os indivíduos chegavam nesse carro; um descia, mexia na ignição da moto e furtava”, explicou. Foram apreendidas também motocicletas e seis rastreadores retirados de motos.
Além da venda dos veículos, em alguns casos a organização criminosa fazia o desmanche dos veículos e vendiam as peças. Durante esta terça, outros alvos poderão ser presos como desdobramentos da Operação "Rivus Malum". Embora não seja o alvo da operação, o delegado Marcelo Dia revelou que o criminosos podem ter envolvimento com as facções criminosas, algo que será esclarecido no decorrer das investigações.

Como conferir um veículo roubado/furtado
O interessado que deseja conferir se um veículo foi recuperado ou se possui restrição de roubo/furto poderá acessar o site da Polícia Civil do Piauí (clique aqui) e clicar na aba "pesquisar veículos roubados/furtado". Para efetivar o processo de devolução, será necessário que apresentar alguns documentos, como:
1- Qualquer documento que comprove o elo entre o proprietário constante no documento do veículo (CRLV) e possuidor/noticiante do Boletim de Ocorrência, tais como Contrato de compra e venda do veículo, procuração com reconhecimento de firma, DUT com assinatura do proprietário efetivando a transferência, etc.
2- Comprovante de endereço;
3- RG / CPF;
4- Boletim de Ocorrência.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.