O dia era 6 de abril de 2021. Os teresinenses recebiam, em choque, a notícia da morte do ex-prefeito de Teresina,
Firmino Filho, após cair do 14° andar do Manhattan River Center, na zona leste de Teresina. Quatro anos depois, a data continua a ser lembrada pela população e especialmente pelos parentes do ex-prefeito. As filhas Bárbara do Firmino e Cristina Soares postaram mensagens em memória do pai. A vereadora e ex-esposa de Firmino, Lucy Soares, também lembrou a data.

Cristina repostou em suas redes sociais mensagens de lembrança feitas por seus seguidores no Instagram. Ela lembrou os quatro anos de falecimento. "Quatro anos sem Firmino", dizia uma postagem. "Firmino sempre estará em casa pedacinho de Teresina", disse outra postagem.
A deputada Bárbara do Firmino também usou as redes sociais para homenagear o falecido paine disse que a história e ensinamentos de Firmino "seguem vivos" nela. "Hoje faz 4 anos da sua partida... E a saudade continua doendo como no primeiro dia. Sinto falta do seu abraço, da sua voz, da forma como me fazia sentir segura só por estar perto. Você foi mais que um pai — foi meu herói, meu exemplo, meu maior orgulho. Seu amor, seus ensinamentos e sua história seguem vivos em mim. Amo você pra sempre", escreveu a parlamentar.
Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação
A vereadora Lucy Soares, ex-esposa de Firmino postou uma foto em um momento com Firmino. E escreveu: "4 anos de saudade. Você sempre será parte de mim. Tenho certeza que, na eternidade, você cuida de nós com todo o seu amor".
História de vida de Firmino Filho
Nascido em Teresina, Firmino era formado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco, com mestrado na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos da América. Foi Auditor Fiscal do Tribunal de Contas da União e professor da Universidade Federal do Piauí. Casado com Lucy Soares, tiveram três filhos: Bárbara, Bruno e Cristina.
Firmino Filho começou sua carreira política em 1993, aos 30 anos, como Secretário Municipal de Finanças de Teresina, a convite do então prefeito Wall Ferraz. Após a morte deste, permaneceu no cargo durante a administração do vice-prefeito Francisco Gerardo. Em 1996, foi eleito prefeito da capital piauiense, tornando-se um dos prefeitos mais jovens do país. Em 2000, foi reeleito no primeiro turno, deixando a prefeitura após oito anos com alta aprovação popular.
Elegeu-se vereador em 2008 com uma votação expressiva. Assumiu como presidente da Fundação Municipal de Saúde e, em 2010, foi eleito deputado estadual do Piauí. Em 2012, e pela terceira vez, foi eleito prefeito de Teresina.

Em 2016, obteve reeleição no primeiro turno para o quarto mandato, priorizando educação e saúde na gestão municipal. Destacam-se projetos como o Programa Lagoas do Norte, reconhecido nacionalmente, que beneficia 13 bairros da região Norte de Teresina com ações multissetoriais financiadas pelo Banco Mundial.
Após o falecimento, o ex-prefeito recebeu diversas homenagens na capital. O Viaduto da Tabuleta recebeu o nome de Firmino Filho. No âmbito estadual, uma honraria com o nome do ex-prefeito foi criada. O “Selo Firmino Filho – Instituição Amiga da Criança e do Adolescente” homenageia empresas do setor privado que contribuem direta ou indiretamente com o repasse de recursos oriundos de repasses de deduções do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, em projetos sociais, em prol de crianças e adolescentes.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.