Um garoto de 12 anos morreu após ser atropelado por um trator na madrugada deste domingo (22), no aterro sanitário de Teresina, localizado no bairro Angelim, zona sul da capital. A vítima, identificada como David Kauan Silva da Costa, estava dormindo no local, coberto por papelão, quando o veículo passou por cima dele.
A ocorrência foi atendida pelo 22º Batalhão de Polícia Militar. De acordo com informações repassadas ao O DIA, a PM foi acionada por volta das 2h30 após a denúncia de que a criança havia sido atropelada. Ao chegarem ao local, os policiais constataram que a vítima já estava sem vida, após ter sido atingida pelos membros inferiores durante uma manobra de ré feita pelo trator.

No momento da chegada da viatura, o operador do veículo já não estava mais no local. A mãe do garoto foi localizada e compareceu à cena, onde recebeu a notícia da morte do filho. A área foi isolada, e a perícia da Polícia Técnico-Científica, juntamente com o Instituto Médico Legal (IML), foi acionada para os procedimentos legais.
Segundo familiares, David havia saído de casa escondido da mãe para tentar ganhar dinheiro catando materiais recicláveis. O objetivo do menino era juntar o suficiente para comprar uma bicicleta motorizada. A avó do garoto, Maria Albetiza Silva, disse que a mãe não permitia que ele trabalhasse ou fosse ao local.
“A mãe dele achava que ele estava no quarto, dormindo. Ele dormiu no chão, se cobriu com papelão por causa do frio, e o trator passou por cima da cintura dele”, disse a avó.
O operador do trator, segundo informações repassadas pelos parentes, se apresentou à polícia posteriormente e arcou com os custos do caixão. No entanto, a família ainda precisa de apoio para realizar o traslado do corpo até o município de Miguel Alves, cidade natal de David, onde ele será sepultado.
O corpo do menino será velado na Unidade Escolar Lyzandro Tito de Oliveira, onde ele estudava. David completaria 13 anos ainda este ano. Ele ia à escola normalmente e também praticava capoeira. Era descrito pelos familiares como um menino trabalhador, sonhador e cheio de planos.
A equipe de reportagem entrou em contato com a Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb), órgão vinculado à Prefeitura de Teresina. Por meio de nota, a Eturb informou que o aterro sanitário é operado por uma empresa terceirizada, que mantém segurança armada nos turnos da manhã, tarde e noite. No entanto, segundo a entidade, pessoas ainda conseguem acessar o local de forma clandestina, especialmente durante a madrugada, devido à grande extensão da área.
A Eturb também afirmou que a empresa responsável está arcando com os custos do enterro e do traslado do corpo do menino até o município de Miguel Alves, cidade natal da família.
A investigação do caso está sob responsabilidade da Polícia Civil do Piauí.
Veja a nota da PMT na íntegra:
"Na madrugada deste domingo, (22/6/25), aconteceu um terrível acidente no aterro sanitário de Teresina. Um trator passou sobre o jovem David Kauan Silva da Costa, 12 anos, catador de lixo.
As atividades no aterro sanitário de Teresina acontecem durante as 24 horas. A empresa que administra a limpeza pública, inclusive o aterro, está dando assistência à família, a Segurança Pública está investigando os fatos e a Prefeitura de Teresina também está presente com a família.
A empresa terceirizada mantém segurança armada nos três turnos, mas, não foi suficiente para evitar o acidente."
Família pede ajuda para realizar sepultamento
Em meio ao luto, a família de David tenta reunir os recursos necessários para o transporte do corpo e dos parentes até Miguel Alves. Quem puder contribuir, pode fazer doações através da chave PIX: 86988924954 (Maria Albetiza Silva).
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.