Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Matizes busca apoio para realizar Parada da Diversidade no Centro de Teresina

O evento tem previsão para ser realizado na primeira quinzena de setembro deste ano, com o show de encerramento sendo realizado no Centro de Teresina

25/07/2025 às 14h40

25/07/2025 às 14h40

Buscando realizar a 23ª edição da Parada da Diversidade de Teresina, o Grupo Matizes, organizador do evento, se reuniu nesta quinta-feira (24) com o prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil). Na oportunidade, foi apresentado um novo formato do evento, com o show de encerramento sendo realizado na Praça Pedro II, como forma de fortalecer a revitalização do Centro da capital.

Matizes busca apoio para realizar Parada da Diversidade no Centro de Teresina - (Divulgação/PMT) Divulgação/PMT
Matizes busca apoio para realizar Parada da Diversidade no Centro de Teresina

De acordo com Maria José Ventura, coordenadora geral do Matizes, o grupo tem encontrado dificuldade para realizar a edição da parada deste ano, principalmente pela falta de recursos financeiros.

“Embora estejamos nos movimentando desde o início do ano, até agora, não conseguimos garantir o recurso necessário para viabilizar a parada de 2025, mas somos persistentes – e estamos correndo atrás de apoios. Estamos aguardando, inclusive, reunião com o secretário de Cultura do Estado, para tratar desse assunto”, destacou a coordenadora.

O evento tem previsão para ser realizado na primeira quinzena de setembro deste ano. No ano passado, foi realizado em junho e contou com shows de artistas como Urias, Edson Cordeiro e Getúlio Abelha. Segundo o Matizes, 70 mil pessoas participaram do evento.

Parada da Diversidade

A Parada da Diversidade de Teresina é hoje um dos maiores eventos de rua organizados pela sociedade civil em Teresina. É realizada pelo Matizes desde 2002, com o objetivo de dialogar com a sociedade sobre a importância do respeito à diversidade como um dos pressupostos para a construção de uma cultura de paz.

Em reconhecimento à importância do evento, a municipalidade incluiu a parada no calendário oficial do município, através da Lei nº 4148, de 08 de setembro de 2011. Iniciativa similar teve a Assembleia Legislativa do Piauí, que aprovou o PL nº 150/2024, de autoria da Deputada Gracinha Mão Santa, que declara a Parada da Diversidade de Teresina, como Patrimônio Cultural Imaterial do Piauí e inclui a parada no calendário oficial de eventos do estado.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.