A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) definiu um esquema especial de policiamento e trânsito para o desfile cívico-militar de 7 de Setembro, que celebra os 203 anos da Independência do Brasil. O evento será realizado neste domingo (7), na Avenida Marechal Castelo Branco, em Teresina, e deve atrair mais de 40 mil pessoas, segundo a organização.
De acordo com o coronel Sá Júnior, coordenador da solenidade, a edição deste ano contará com a participação de mais de 50 instituições, reunindo cerca de 7 mil integrantes entre escolas públicas, particulares, entidades civis e tropas militares. O Governo do Estado é responsável por toda a estrutura do desfile, incluindo arquibancadas, tendas, grades de proteção, além do palanque oficial e outro destinado à imprensa. “No ano passado o público superou 30 mil pessoas. Este ano a expectativa é de ultrapassar 40 mil. É um desfile construído por muitas mãos e instituições”, ressaltou.
O policiamento será liderado pelo tenente-coronel Moreira Filho, comandante do 1º Batalhão, com mais de 100 policiais em atuação direta. O esquema será dividido em quatro setores, cobrindo desde a rotatória do Cefap até a Ponte Estaiada. Unidades especializadas da PM estarão de prontidão para reforço em caso de ocorrências. Além disso, a operação contará com integração da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros e brigadas de incêndio.
Na área da saúde, haverá suporte médico com equipes do Hospital da Polícia Militar, Samu, Exército e PRF, que disponibilizarão ambulâncias e profissionais para atendimentos emergenciais. Já no trânsito, a tenente-coronel Ayla, comandante do Batalhão de Policiamento de Trânsito, informou que 28 pontos de bloqueio serão implantados a partir das 6h. Estarão interditadas a Avenida Marechal Castelo Branco, a Avenida São Raimundo (sentido sul-norte) e vias adjacentes.
A organização recomenda que quem vier da zona norte estacione próximo à Ponte Estaiada, enquanto moradores da zona sul devem deixar os veículos em ruas paralelas e seguir a pé. A Strans também atuará no controle do tráfego e na liberação gradual das vias. O público é orientado a chegar cedo, levar garrafas de água e identificar as crianças com pulseirinhas. “Qualquer situação fora do normal deve ser comunicada a um policial militar. Estaremos com mais de 200 homens dedicados exclusivamente à segurança do evento”, destacou o coronel Sá Júnior.
Cronograma oficial do desfile
• 06h30 – Apresentação do efetivo (Cefap)
• 07h00 – Incorporação da Guarda-Bandeira
• 07h15 – Hasteamento das Bandeiras (em frente ao Bope)
• 07h20 – Fogo Simbólico da Pátria
• 07h30 – Revista da Tropa
• 07h45 – Início do desfile
• 10h30 – Previsão de término.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.