Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Licitação definitiva da limpeza pública deve ser feita só em fevereiro

Eturb trabalha na ampliação das restrições às empresas que vão concorrer para evitar que alguma que não tenha condições operacionais assuma o serviço.

29/12/2025 às 10h47

29/12/2025 às 11h23

A licitação definitiva do setor de limpeza pública de Teresina deve ser feita somente em fevereiro. O anúncio foi feito pelo presidente da Eturb, Vicente Moreira, nesta manhã (29). Inicialmente prevista para setembro, depois adiada para outubro e, agora, para o começo do ano, a licitação vai contratar em caráter permanente empresas que vão atuar na coleta e destinação do lixo da capital pelos próximos cinco anos.

O contrato previsto é de mais de R$ 1 bilhão, o que demanda cautela por parte do poder público. Conforme explicou Vicente Moreira, no momento a Prefeitura está discutindo a ampliação das restrições do edital para as empresas concorrentes. “Queremos evitar que empresas que não tenham porte para assumir uma cidade como Teresina não como façam como a gente viu recentemente”, diz ele.

Licitação definitiva da limpeza pública deve ser feita só em fevereiro - (Assis Fernandes/O DIA) Assis Fernandes/O DIA
Licitação definitiva da limpeza pública deve ser feita só em fevereiro

Vicente se refere à rescisão do contrato com a empresa Ibero-Lusitana, que foi substituída no final de semana passado por uma nova empresa para atuar nas zonas Sul e Sudeste. De acordo com a Eturb, a Ibero-Lusitana estava com pagamentos de salários e tíquetes atrasados e vinha retirando caminhões de circulação, o que ocasionou descumprimento do contrato firmado com a Prefeitura.

“Tinha 14 carros funcionando. De repente, só tinha nove, depois sete. Então resolvi intervir e colocar os carros da Via Ambiental, que fazem coleta nas zonas Centro-Norte e Leste”, disse Vicente Moreira. Ele lembra que os atrasos de salário já levaram a três paralisações dos trabalhadores e disparou que a prefeitura “não deve nada a nenhuma das empresas”.

Vicente Moreira, diretor-presidente da Eturb - (MPT Piauí) MPT Piauí
Vicente Moreira, diretor-presidente da Eturb

Disse o presidente da Eturb: “Pagamos cerca de R$ 20 milhões de débitos da administração passada. Não há porque ter esse problema de falta de pagamento ou de atraso ou de quebra de carro sem mandar consertar. Agora a gente espera que não tenhamos o mesmo sufoco que tivemos no Natal”, conclui.

Sobre a licitação definitiva do setor, na semana passada, Vicente Moreira se reuniu com o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), conselheiro Kenedy Barros, e com técnicos da Corte para discutir alguns pontos do edital e evitar eventuais questionamentos posteriores ao lançamento.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.