O deputado federal Júlio Arcoverde (Progressistas) tomou posse, nesta segunda-feira (3), como novo secretário de Articulação Institucional de Teresina. A cerimônia foi realizada no Palácio da Cidade, sede da Prefeitura, no Centro da capital, e contou com a presença do prefeito Silvio Mendes (União Brasil) e de outros aliados políticos do Progressistas e do União Brasil.
A nomeação de Júlio Arcoverde visa uma mudança estratégica na equipe de primeiro escalão de Silvio Mendes, em um momento em que a gestão busca fortalecer o diálogo com instituições federais e estaduais. A pasta tem papel central na interlocução política da prefeitura, especialmente na captação de recursos e na consolidação de parcerias com outros entes públicos.
Ao O Dia, o deputado federal argumentou que vai contribuir para a atração de investimentos federais para a cidade de Teresina, bem como auxiliar na interlocução com os demais poderes em Brasília (DF).
“Muito orgulho, muita felicidade de fazer parte dessa equipe. Eu acredito que para mim vai ser um aprendizado. Eu vou fazer esse polo de ligação entre a Prefeitura e os órgãos federais em Brasília. Então eu fico muito feliz que a gente vai ter muito sucesso, principalmente nessas investidas de recursos e investimentos para a cidade de Teresina”, disse.
Com a saída do deputado para assumir o cargo na administração municipal, a vaga na Câmara dos Deputados deve ser ocupada pelo ex-prefeito de Teresina, Elmano Férrer (Progressistas), segundo suplente do partido. A primeira suplente, Margarete Coelho, ex-vice-governadora do Piauí, está atualmente na direção nacional do Sebrae, o que a impede de assumir o mandato.
Trajetória
Natural de Teresina, Júlio Arcoverde, de 59 anos, é advogado e empresário. Ele iniciou sua trajetória política no Legislativo estadual, tendo sido deputado estadual entre 2014 e 2022. Nas eleições de 2022, foi eleito deputado federal com 117 mil votos.
Em Brasília, destacou-se por sua atuação em comissões estratégicas. Em 2023, presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Manipulação de Resultados no Futebol, que investigou irregularidades em apostas esportivas. No ano seguinte, em 2024, assumiu a presidência da Comissão Mista de Orçamento (CMO), uma das mais importantes do Congresso Nacional, responsável por analisar e propor modificações no orçamento federal.
Além da vida política, Arcoverde tem forte ligação com o esporte piauiense. Desde 2024, é vice-presidente do River Atlético Clube, tradicional equipe de futebol de Teresina. Entre 2013 e 2022, também presidiu o Progressistas no Piauí, período em que o partido ampliou sua presença no estado e consolidou alianças políticas estratégicas.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.