O Hospital Universitário (HU), em Teresina, tem realizado o projeto “Sábados Cirúrgicos”, iniciativa que começou em maio deste ano e tem por objetivo reduzir filas de espera para procedimentos. Somente nesta edição foram realizadas 17 cirurgias e 10 exames de citologia oncótica.
O movimento faz parte do Programa Agora Tem Especialistas, realizado pelo Ministério da Saúde, que pretende ampliar o acesso ao atendimento especializado no SUS. As cirurgias realizadas foram nas áreas da ginecologia, cirurgia geral e urologia.
Os 10 exames que foram realizados foram preventivos, que analisam as células no colo do útero. Todos os pacientes que fizeram os procedimentos no HU aguardavam na fila de espera do SUS e foram previamente convocados pelo Núcleo Interno de Marcação de Cirurgias, seguindo critérios de ordem de solicitação e prioridade clínica.
LEIA TAMBÉM
De acordo com André Gonçalves, superintendente do HU da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o projeto busca aproveitar o máximo da capacidade do Centro Cirúrgico aos finais de semana.
“Temos nos organizado para aumentar o volume cirúrgico e mobilizado equipes que têm disponibilidade de carga horária. Também estamos pensando em alternativas que possam aumentar a capacidade de atendimento não só cirúrgico, mas também ambulatorial para dar vazão à necessidade da nossa população”, destacou.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.