Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Homem tem moto roubada, perde o emprego e recupera veículo após quatro anos

Carlos Araújo é um dos 42 proprietários que receberam de volta seus veículos nesta quinta-feira (26), durante a primeira entrega coletiva de carros e motocicletas roubadas e furtadas já realizada no estado.

26/06/2025 às 08h58

26/06/2025 às 08h58

A vida do motorista Carlos Araújo mudou drasticamente após ser vítima de um assalto, em 2021, entre as cidades de Demerval Lobão e Teresina. Na ocasião, seu único meio de transporte foi levado, o que o forçou a deixar o emprego por não ter como se deslocar até o local de trabalho.

“A gente já estava chegando em Demerval quando fomos abordados por dois caras armados que levaram a moto de assalto. Era o meu transporte de trabalho, eu fiquei sem chão. Tive que entrar em contato com a empresa que eu trabalhava para poder receber vale para voltar para casa de ônibus. Foi uma burocracia e eu acabei saindo do serviço porque não dava conta de vir trabalhar”, lembra.

Carlos Araujo recebeu de volta a moto tomada de assalto entre Teresina e Demerval Lobão. - (Assis Fernandes / O DIA) Assis Fernandes / O DIA
Carlos Araujo recebeu de volta a moto tomada de assalto entre Teresina e Demerval Lobão.

Quatro anos depois, Carlos é um dos 42 proprietários que receberam de volta seus veículos nesta quinta-feira (26), durante a primeira entrega coletiva de carros e motocicletas roubadas e furtadas já realizada no estado. Dos 42 veículos a serem entregues, 10 já foram devolvidos anteriormente e os outros 32 foram entregues hoje. A ação é resultado de operações policiais realizadas em diversas regiões do estado.

A recuperação dos veículos ocorreu durante as operações Rastreados (coordenada pela SSP-PI) e Hircus (realizada com apoio da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Polícia Civil do Piauí). As investigações identificaram e apreenderam dezenas de automóveis com registro de roubo ou furto. Os proprietários estão sendo comunicados oficialmente por meio de edital e contato telefônico direto, para garantir a organização e segurança na entrega.

SSP-PI entrega veículos recuperados aos donos - (Assis Fernandes / O DIA) Assis Fernandes / O DIA
SSP-PI entrega veículos recuperados aos donos

Um dos proprietários que foi comunicado e esteve presente no Parque Potycabana para receber o seu veículo de volta é o Edilson Queiroz, trabalhador rural do município de Casanova, na Bahia, a 684 km de Teresina. Vítima de roubo há dois anos, Edilson viajou até Teresina para conseguir reaver a sua motocicleta, que foi roubada em um assalto. Na ocasião, Edilson lembra que dois homens armados participaram do crime. Ele chegou a ser amarrado pelos bandidos e ameaçado de morte.

Eu tinha esperança de recuperar um dia. Eu dizia para minha mulher direto, que ia recuperar, mas nunca imaginei que estaria no Piauí. Quando me comunicaram que eu tinha que vir buscar, minha mulher achava que era golpe. Ela já pediu até foto para saber se é verdade

Edilson QueirozTrabalhador rural
Edilson Queiroz enfrentou quase 700 km entre a Bahia e o Piauí para recuperar a moto roubada. - (Assis Fernandes / O DIA) Assis Fernandes / O DIA
Edilson Queiroz enfrentou quase 700 km entre a Bahia e o Piauí para recuperar a moto roubada.

Muitos dos ressarcidos vieram de outros estados do Nordeste. O Rafael Oliveira, motorista por aplicativo de Fortaleza, foi vítima de furto há um ano na capital cearense. Ele mal consegue descrever a sensação de reaver um patrimônio que ainda pagava as parcelas. “Geralmente, o pessoal que furta, rouba essas motos, eles desmontam, vendem as peças. É difícil eles (criminosos) pegarem para estarem rodando. Mas graças a Deus eu vim aqui, encontrei a minha moto e deu tudo certo. Graças a Deus e ao pessoal aqui do Piauí! Eu não tenho nem palavras para falar, porque é bom demais, era uma coisa perdida. Você ganha de volta aquilo que já estava perdido”, comemora.

Rafael Oliveira, motorista por app do Ceará, teve moto roubada em Fortaleza e recebeu de volta em Teresina. - (Assis Fernandes / O DIA) Assis Fernandes / O DIA
Rafael Oliveira, motorista por app do Ceará, teve moto roubada em Fortaleza e recebeu de volta em Teresina.

Segundo a SSP-PI, veículos roubados são muitas vezes usados em crimes como assaltos, tráfico e homicídios. A recuperação e devolução desses bens, além de devolver o patrimônio aos donos, também contribui para o combate à criminalidade. Para o governador Rafael Fonteles, a ação tem como objetivo interromper a cadeia criminosa, que beneficia quem recebe esse veículos roubados.

"Temos que interromper toda essa cadeia criminosa, para que a gente evite que temos que devolver o veículo de volta para as pessoas, porque o que a gente quer é que o crime não aconteça, que o roubo e o furto não aconteçam, que ele seja desincentivado a partir do rompimento dessa cadeia criminosa que envolve certamente receptadores, aqueles que desmontam os veículos para venderem as peças", afirma o governador.

Segundo o secretário Chico Lucas, a operação vai ser ampliada e terá como alvo também as oficinas e lojas de revenda de peças de veículos na capital, para coibir a vende de peças provenientes de roubo. “Nós já mapeamos mais de 200 oficinas em Teresina, onde a gente vai começar a fazer um trabalho junto a Secretaria de Fazenda, dentro do contexto do Pacto pela Ordem. Foi aprovada aquela Lei do desmanche, onde a gente vai lá ver a procedência das peças. E em caso de procedência criminosa, responsabilizar o dono criminalmente, mas também multar e mostrar para ele que não vale a pena vender moto e peça roubadas”, finalizou.

Rafael Fonteles, governador do Piauí - (Assis Fernandes / O DIA) Assis Fernandes / O DIA
Rafael Fonteles, governador do Piauí

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.