Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Garis vítimas de agressão em Teresina são homenageadas: “Queremos respeito”

Três profissionais da limpeza urbana foram homenageadas neste domingo (9), após terem sido vítimas de agressões verbais e físicas enquanto trabalhavam no Centro da capital

09/02/2025 às 13h15

“Queremos respeito. A gente sofre muito”. A declaração é da trabalhadora da limpeza urbana Ericka Dayana, uma das três garis agredidas por um homem enquanto trabalhavam na Rua 13 de Maio, no Centro de Teresina, na última quinta-feira (6). A afirmação foi feita neste domingo (9), durante uma homenagem realizada pela Prefeitura de Teresina, que concedeu reconhecimento ao trabalho prestado à capital. Ericka representou a equipe e dedicou a placa à categoria de garis.

Gari pede respeito após ser agredida enquanem Teresina  - (Jailson Soares/ODIA) Jailson Soares/ODIA
Gari pede respeito após ser agredida enquanem Teresina

“Eu dedico essa placa a toda a categoria de garis. Queremos apenas respeito! Saímos todo dia de casa cedo, no sol quente, para ir buscar um trabalho digno. Não só as mulheres, mas os homens também. A gente sofre muito preconceito. Tem muita gente ruim, que não tem coragem de dar água ou de ceder um banheiro para a gente. Eu quero dizer que vou lutar para que tenhamos respeito”, disse.

A trabalhadora não conteve as lágrimas ao ser homenageada - (Jailson Soares/ODIA) Jailson Soares/ODIA
A trabalhadora não conteve as lágrimas ao ser homenageada

As outras homenageadas são Charlene Ferreira e Suzanny Camila. A cerimônia aconteceu no mesmo local onde ocorreu a agressão. O chefe do executivo municipal destacou que é preciso reagir e coibir atitudes criminosas como essa.

“Eu dedico essa placa a toda a categoria de garis", diz Ericka - (Jailson Soares/ODIA) Jailson Soares/ODIA
“Eu dedico essa placa a toda a categoria de garis", diz Ericka

“É preciso que a gente reaja a esse tipo de acontecimento aqui em Teresina. Os teresinenses precisam viver em paz e repudiar qualquer atitude de grosseria, desrespeito, agressão ou violência em qualquer área. A Erika, Suzanny e Charlene foram vítimas no exercício do trabalho delas, limpando a cidade e cumprindo suas funções. Elas foram agredidas tanto moralmente, com palavras, quanto fisicamente. Estamos aqui para mostrar que a prefeitura sempre vai estar solidária a elas e a qualquer cidadão ou cidadã de Teresina”, disse o prefeito.

Prefeito Silvio Mendes homenageia garis vítimas de agressão: "vocês nunca estarão sozinhas" - (Jailson Soares/ODIA) Jailson Soares/ODIA
Prefeito Silvio Mendes homenageia garis vítimas de agressão: "vocês nunca estarão sozinhas"

O caso aconteceu por volta das 11h de quinta-feira, quando um motorista tentava passar pela rua, que estava interditada para limpeza urbana. Após a negativa das trabalhadoras, o suspeito tentou atropelar duas delas e passou por cima de cones que sinalizavam a via. Depois, ele desceu do carro e agrediu fisicamente uma das garis com um tapa no rosto, além de agredi-la verbalmente.

Ericka Dayana chegou a desmaiar após a agressão. No dia do ocorrido, ela disse à reportagem do O Dia que “nunca foi tão humilhada na vida”. Na manhã do crime, o suspeito foi encaminhado à Central de Flagrantes, e o Boletim de Ocorrência foi registrado.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.