Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Fisiculturista teresinense morre após sofrer infarto

Edson da Silva Ferreira era portador de miocardiopatia hipertrófica. Velório acontece no bairro Monte Castelo.

01/07/2025 às 15h01

O fisiculturista teresinense Edson da Silva Ferreira, 40 anos, faleceu na madrugada desta terça-feira (01) após sofrer um infarto. A informação foi confirmada pela esposa dele, Angelina Frota, nas redes sociais. Angelina informou que o laudo médico apontava que Edson era portador de miocardite hipertrófica (condição genética cardíaca caracterizada pelo espessamento anormal do músculo do coração). A doença era desconhecida pelo atleta.

Edson da Silva Ferreira era fisiculturista - (Reprodução/Instagram) Reprodução/Instagram
Edson da Silva Ferreira era fisiculturista

“Antes de qualquer especulação, o laudo médico do Edson acabou de sair. Ele tinha uma condição genética chamada miocardiopatia hipertrófica, da qual não tinha conhecimento. A médica explicou que o infarto poderia ter ocorrido até mesmo durante uma atividade leve”, afirmou Angelina no Instagram.

O velório de Edson da Silva Ferreira está sendo realizado no Memorial São José, no bairro Monte Castelo, zona Sul de Teresina.

Miocardiopatia hipertrófica

A miocardiopatia hipertrófica é uma doença genética coração caracterizada pelo espessamento anormal do músculo cardíaco, especialmente no ventrículo esquerdo, sem causa aparente como hipertensão ou problemas valvulares. Em alguns casos, a doença pode levar a arritmias graves ou morte súbita, especialmente em jovens atletas.

Fique atento aos sinais de alerta

É sabido que a prática de atividade física é extremamente importante para a saúde. Contudo, antes de realizar qualquer modalidade, é preciso tomar alguns cuidados. A profissional de Educação Física, Aryel Castelo Branco, lembra que deve-se buscar orientação de um profissional de educação física, mas, principalmente, respeitar os limites do seu corpo, sobretudo se pertencer a um grupo especial.

“Comece com a intensidade baixa e vá aumentando gradativamente, conforme as orientações do profissional. Se for de grupos especiais, tiver alguma patologia ou lesão ou for idoso, é importantíssimo ter um acompanhamento de um profissional, para que não se machuque ou execute algum exercício errado ou com a intensidade muito alta, prejudicando a saúde”, diz Aryel.

Antes de realizar qualquer modalidade, é preciso tomar alguns cuidados - (Freepik) Freepik
Antes de realizar qualquer modalidade, é preciso tomar alguns cuidados

Além disso, deve-se realizar um check-up antes de fazer qualquer atividade física, principalmente de for idoso ou tiver alguma patologia, como diabetes e hipertensão, independente da idade. Busque sempre um cardiologista e endocrinologista para fazer esse acompanhamento.

E caso decida praticar atividade física sem acompanhamento profissional, é importante ficar atento a qualquer sinal de alerta, como mal-estar, tontura, aperto no peito, dores de cabeça no momento do exercício ou palpitação, além de dores físicas, como no joelho, coluna ou ombro.

“Se sentir qualquer um desses sintomas, pare o exercício, consulte o profissional de educação física e vá ao médico. A corrida melhora a parte cardiovascular, cardiorrespiratória, fortalece o coração, combate a obesidade, a depressão e a ansiedade, então, a prática de atividade física não deve ser evitada por medo ou receio, mas, sim, ser feita com atenção e precaução”, conclui Aryel Castelo Branco.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.