O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) definiu, de forma decisiva, seu pré-candidato à Prefeitura de Teresina nas eleições municipais de 2024. Após uma série de reviravoltas e disputas internas, o diretório confirmou que Fábio Novo será oficializado como pré-candidato em uma reunião virtual no dia 18 de setembro.
A escolha de Fábio Novo como pré-candidato foi precedida por um cenário de incerteza dentro do partido. Um dos conflitos se deu em razão de que integrantes do Diretório Municipal do PT, que eram apoiadores do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Franzé Silva, articularam a troca de dez lideranças do Executivo Municipal, mas a manobra foi anulada pelo PT do Piauí. O caso, então, foi levado para apreciação da Nacional sob o argumento de que houve uma intervenção irregular sobre o diretório municipal.
Após análise e deliberação, a Câmara Recursal do Diretório Nacional do PT emitiu um parecer que confirmou a decisão do Diretório Estadual e anulou as substituições de 10 membros no Diretório Municipal de Teresina.
LEIA TAMBÉM
Esse parecer teve o efeito prático de reconhecer a votação ocorrida em 30 de agosto, que escolheu Fábio Novo como o pré-candidato do PT à Prefeitura de Teresina em 2024. João Pereira, membro do Diretório Nacional do PT e piauiense, explicou que o parecer foi elaborado pelo setor encarregado de analisar recursos que chegam ao comando nacional do partido.
Com a resolução, Fábio Novo se prepara para ser oficializado como pré-candidato à Prefeitura de Teresina e disputar as Eleições Municipais de 2024.