Uma estrutura de madeira do tipo pergolado desabou na noite desta terça-feira (20) no Parque da Cidadania, centro-norte de Teresina, deixando uma mulher e seu filho feridos. As duas vítimas não tiveram as identidades divulgadas. As informações iniciais apontam que os dois passeavam pelo parque quando a estrutura veio abaixo, atingindo-os. Ainda não se sabe a causa do desabamento.
As duas vítimas receberam os primeiros atendimentos ainda no local, por Guardas Civis Municipais que atuam no parque, e, em seguida, foram encaminhadas para atendimento médico. O estado de saúde dos dois não foi detalhado. O parque é administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM).
Por meio de nota, o órgão informou que após o incidente, a área foi imediatamente isolada para garantir a segurança dos frequentadores. Equipes da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU Norte) e da Defesa Civil foram acionadas e estiveram no local para adotar as medidas necessárias. A SEMAM informou ainda que tomou conhecimento do acidente ainda na noite de terça-feira e classificou o ocorrido como "inesperado e lamentável".
Como medida preventiva, a secretaria determinou a retirada de todas as demais estruturas semelhantes existentes no parque, até que seja concluída uma avaliação técnica detalhada. Ainda segundo a SEMAM, as circunstâncias do desabamento seguem sendo apuradas. A secretaria manifestou solidariedade às vítimas e reafirmou o compromisso com a segurança da população e com a preservação e manutenção dos espaços públicos da capital.
Confira a nota da SEMAM sobre o desabamento:
NOTA À IMPRENSA
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM) informa que tomou conhecimento, na noite desta terça-feira (20), de um acidente ocorrido no Parque da Cidadania, envolvendo a queda de uma estrutura de madeira do tipo pérgola.
Trata-se de uma ocorrência inesperada e lamentável. Assim que foi informada sobre o fato, a SEMAM adotou as providências cabíveis e acionou imediatamente os órgãos de apoio, como a SDU Norte e a Defesa Civil, que estiveram no local para realizar o isolamento da área, garantindo a segurança dos frequentadores.
De forma preventiva, a SEMAM determinou a retirada das demais estruturas semelhantes existentes no parque, até a conclusão da avaliação técnica.
De acordo com informações preliminares, duas pessoas foram atingidas, sendo uma mulher e uma criança. As circunstâncias do ocorrido seguem sendo apuradas.
A SEMAM lamenta o ocorrido, se solidariza com as pessoas envolvidas e permanece à disposição para colaborar com as medidas necessárias, reafirmando o compromisso com a segurança da população e com o cuidado dos espaços públicos.
Novas informações serão divulgadas à medida que o levantamento técnico avançar.
O pergolado de madeira é uma estrutura arquitetônica formada por pilares e vigas, instalada em áreas externas, como parques, jardins, praças e quintais. E tem como principais características ser uma estrutura aberta, sem fechamento lateral, uma cobertura vazada, feita com ripas de madeira, permitindo a passagem de luz e ventilação. Tendo como função de sombra e descanso, podendo receber plantas trepadeiras, possunindo um uso decorativo e funcional, comum em espaços públicos e residenciais.
No parques, o pergolado de madeira costuma servir como ponto de apoio para lazer, abrigo do sol e composição paisagística. Por ser uma estrutura exposta ao tempo, exige manutenção periódica, já que a madeira pode sofrer desgaste por chuva, sol e ação de insetos.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.