Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Estabelecimentos de saúde em Teresina contarão com “Salas Lilás” para atendimento a mulheres vítimas de violência

A nova legislação visa fortalecer a rede de proteção às mulheres e oferecer atendimento humanizado às vítimas de violência doméstica e familiar.

31/12/2025 às 09h04

31/12/2025 às 09h04

A partir de agora, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os estabelecimentos de urgência e emergência da rede municipal de Teresina deverão contar com “Salas Lilás”, visando atender mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. A medida, publicada no Diário Oficial do Município na edição dessa terça-feira (30) e sancionada pelo prefeito Silvio Mendes (União Brasil), já está em vigor e nos próximos dias os estabelecimentos de saúde contarão com o novo espaço reservado ao atendimento especial feminino.

Estabelecimentos de saúde em Teresina contarão com “Salas Lilás” para atendimento a mulheres vítimas de violência - (Arquivo / O Dia) Arquivo / O Dia
Estabelecimentos de saúde em Teresina contarão com “Salas Lilás” para atendimento a mulheres vítimas de violência

Conforme o texto, a nova legislação visa fortalecer a rede de proteção às mulheres e oferecer atendimento humanizado às vítimas de violência doméstica e familiar, garantindo acolhimento, privacidade e orientação especializada.

Com a nova lei, serão criados espaços reservados dentro das unidades de saúde, com atendimento multiprofissional realizado por psicólogos, assistentes sociais, médicos e enfermeiros. Nessas salas, as mulheres receberão escuta acolhedora, assegurando um atendimento diferenciado e sigiloso, bem como encaminhamento para medidas protetivas, quando necessário, e orientação sobre seus direitos e serviços de apoio disponíveis na rede municipal.

Ainda segundo as informações, nos casos em que a vítima necessitar de atendimento médico imediato, o encaminhamento para os setores adequados da unidade de saúde será realizado com prioridade, garantindo a realização dos procedimentos necessários sem demora.

O texto é de autoria dos vereadores Eduardo Draga Alana (PSD) e Dudu (PT). Para Draga Alana, a nova legislação proporcionará atendimento qualificado e especial as mulheres, além de dar acolhimento e orientação sobre seus direitos.

“É preciso que a mulher se sinta segura e amparada desde o primeiro momento em que decide buscar ajuda. A Sala Lilás vem justamente para garantir esse acolhimento com humanidade, privacidade e orientação sobre seus direitos”, disse o vereador Eduardo Draga Alana.

Por fim, ficou estabelecido que a nova legislação fica sob regulamentação pelo Poder Executivo municipal, bem como seus posteriores encaminhamentos e fiscalizações.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.