A Polícia Rodoviária Federal (PRF/PI) prendeu na tarde deste domingo (24) dois homens de 36 e 38 anos, de identidades não reveladas, suspeitos de transportarem drogas escondidas dentro da carga de um caminhão. O flagrante aconteceu em Teresina, na BR 343. Em uma fiscalização de rotina, os policiais deram ordem de parada ao veículo FORD/CARGO 816 S do tipo caminhão.
O condutor e o passageiro informaram à equipe que tinham como destino a cidade de Fortaleza/CE e vinham de Santarem/PA. Ao verificarem a carga, encontraram a droga escondida em caixas de papelão entre escovas de dentes, totalizando 25,7 kg de maconha.
Diante dos fatos, os homens, que não possuem antecedentes criminais, foram encaminhados, juntamente com a droga, até à Central de Flagrantes na cidade de Teresina/PI para os procedimentos necessários. A dupla responderá pelo crime de Tráfico de Drogas.
O tráfico de drogas é considerado um dos crimes mais graves no Brasil, conforme definido pela Lei nº 11.343/2006, a chamada Lei de Drogas. A pena para quem for condenado por essa prática varia entre 5 a 15 anos de reclusão, além de multa que pode alcançar até 1.500 dias-multa. De acordo com o artigo 33 da lei, a punição pode ser agravada em até dois terços caso o crime envolva violência, uso de armas, participação de crianças ou adolescentes, ou seja praticado em locais próximos a escolas, hospitais e áreas de grande circulação de pessoas. Por outro lado, há situações que permitem a redução da pena, como no caso do chamado tráfico privilegiado.
Em novembro deste ano, outra apreensão de maconha chamou atenção. Aproximadamente 100,0 kg de Skunk, considerada a "supermaconha", foi apreendida. A droga estava sendo transportada no veículo de carga M. BENZ L-1620 que era conduzido por um homem de 35 anos e transportava um homem de 29 anos como passageiros. Ao serem abordados pelos policiais na BR 316, os homens informaram que estava levando uma mercadoria mas que não possuíam documento fiscal.
Os acusados informaram que estavam vindo do estado do Pará e tinham como destino o estado de Pernambuco, local onde seria entregue a carga. Os policiais, ao verificarem a mercadoria no interior do veículo, identificaram a droga, cerca de 100 tabletes de SKUNK, que estava envolvidos com cera de apicultura em caixas de papelão.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.