Os livros têm o poder de transportar o leitor para outro mundo. Além de contribuir para a imersão no universo mágico da imaginação e da criatividade, também é um exercício para o desenvolvimento da linguagem, da compreensão emocional e da construção do repertório cultural. No dia 18 de abril foi celebrado o Dia Nacional do Livro Infantil, data escolhida para homenagear o escritor Monteiro Lobato, considerado o pioneiro, pai da literatura infantil brasileira.
A leitura proporciona para as crianças inúmeros benefícios e deve ser incentivada ainda na primeira infância, estimulando não somente o gosto pela leitura, mas ajudando a desenvolver habilidades cognitivas, emocionais e linguísticas. A coordenadora pedagógica de Ensino Infantil e Fundamental dos anos iniciais, Viviane Vieira, comenta que o ambiente deve ser favorável para que essa criança tenha melhor contato com a leitura, como estantes de livros, almofadas e poltronas confortáveis.
“Isso incentivará a criança a se interessar pelos livros. O ideal é que os pais comecem a ler para o filho quando ele ainda é bebê. O contato com as histórias desde cedo desperta o interesse pela leitura. É importante que as famílias criem uma rotina diária ou semanal de leitura, sempre escolhendo um horário tranquilo em que ambos estejam disponíveis e aproveitem para compartilhar esse momento”, destaca.
Existe uma infinidade de livros e diferentes formatos que podem ser interessantes para as crianças. As cores chamam a atenção dos pequenos, enquanto as formas proporcionam experiências mais interativas. Os chamados ‘livros-brinquedos’, com texturas, relevo ou em 3D, podem ser uma maneira divertida de apresentar o mundo da leitura às crianças.
“Cada criança possui sua individualidade e ritmo próprio no processo de desenvolvimento da leitura, assim, a escolha do livro adequado vai depender do estágio de desenvolvimento da criança e dos seus interesses pessoais. Contudo, os livros ilustrados são uma ótima opção para envolver as crianças na leitura, especialmente quando elas ainda não sabem ler sozinhas”, pontua a coordenadora pedagógica.
Como já dito anteriormente, o livro deve estar sempre à disposição da criança e pais e filhos devem encontrar o melhor momento para lerem juntos. Mas, o bom e velho hábito de ler para o pequeno antes de dormir continuam sendo uma boa forma de criar laços e incentivar a leitura.
“Ler para as crianças antes de dormir é uma ótima maneira de criar uma rotina tranquila e acolhedora, além de promover o desenvolvimento da linguagem e do gosto pela leitura. Ler antes de dormir ajuda a acalmar a criança, pois cria um momento de relaxamento e conexão entre pais e filho. Além disso, a leitura estimula a imaginação, amplia o vocabulário e desenvolve habilidades cognitivas”, acrescenta Viviane Vieira.
De clássicos a franquias de cinema
O contato com os livros traz inúmeros benefícios para as crianças, sobretudo para o desenvolvimento intelectual, emocional e social. Sabendo disso, o gerente comercial Bruno Thompis (36) fez questão de incluir a leitura na vida do pequeno Arthur Zuri desde o seu nascimento.
“Eu e a minha esposa sempre gostamos muito de ler, temos uma mini biblioteca em casa e queríamos que o nosso filho tivesse o mesmo amor pelos livros. Então, desde que o Arthur estava na barriga, líamos para ele. Incluímos a leitura na nossa rotina e todos os dias, antes de dormir, paramos para ler algum livro com ele. Com o tempo fomos acumulando vários livros e hoje em dia ele já tem a própria coleção. Lemos desde os clássicos, como 'Alice no País das Maravilhas' e 'Peter Pan', até aqueles baseados em franquias do cinema, como 'Star Wars' e 'Toy Story'", conta Bruno Thompis.
Apesar de ainda não saber ler, Arthur tem um contato carinhoso com os livros, olhando atentamente as figuras e folheando as páginas com cuidado. Para os pais, a expectativa é que ele se torne um adulto apaixonado pela leitura.
"A gente já percebe uma diferença, pois no começo ele queria rasgar as páginas, colocar os livros na boca e, hoje, ele já folheia, olha as figuras e conta as histórias do jeito dele, sem danificar os livros, como se já entendesse o valor que eles têm”, finaliza o gerente comercial.
Os benefícios da leitura para as crianças
- Desenvolvimento da linguagem: as crianças expostas à leitura desde cedo tendem a ter um melhor desempenho em escrita e expressão verbal;
- Estímulo à imaginação e criatividade;
- Aquisição de conhecimento e desenvolvimento do pensamento crítico: através dos livros, as crianças têm acesso a diferentes informações sobre culturas, lugares, animais, ciência e outros temas, ampliando seu repertório de conhecimentos gerais e curiosidades;
- Estímulo à empatia e a melhoria na concentração;
- Fortalecimento dos laços afetivos;
- Preparação para alfabetização formal, pois a exposição precoce à literatura facilita o processo de alfabetização das crianças quando chegar a hora delas aprenderem a ler por conta própria.
________________________________________________________________
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.