Um projeto apresentado na Câmara Municipal de Teresina poderá dar gratuidade nos veículos do transporte público de Teresina a desempregados e beneficiários do programa Bolsa Família. O texto, apresentado pelo vereador Edilberto Borges (PT), o Dudu, seria uma alternativa para a crise enfrentada na economia da capital com a queda no número de usuários do transporte público após a pandemia de covid-19.
O PL 256/2023 autoriza o poder executivo municipal a instituir o programa de "Vale Transporte Social” para a população de baixa renda e aos desempregados, com o objetivo de assegurar o transporte público coletivo gratuito no âmbito do município.
De acordo com técnicos, o sistema da capital chegou a perder até 90% dos usuários durante o pico da pandemia, com a volta gradual dos serviços o número foi se recuperando, porém o cenário atual é de 30% menos usuários do que antes do início da restrição de circulação.
Dudu explicou o objetivo do projeto e destacou o teor econômico da proposta que garante gratuidade no transporte público para desempregados e beneficiários do Bolsa Família em Teresina.
Na sessão desta terça, a câmara aprovou o convite ao superintendente da Strans para que o gestor esclareça como serão cedidos os veículos que serão adquiridos pela gestão.
LEIA TAMBÉM
“Neste convite ao superintendente Bruno Pessoa esperamos que ele dê esclarecimentos sobre como vai estar essa parceria da Prefeitura com as empresas em relação aos ônibus adquiridos junto ao poder público através daquele empréstimo. O fato é que a gente quer a melhoria do transporte, o que vier para melhorar, vamos aprovar”, finalizou