Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Defesa de Thanis Killian pede revogação da prisão preventiva e atualiza situação do influenciador; confira

Thanis Killian teve prisão convertida em preventiva após denúncia de importunação sexual em shopping de Teresina

03/01/2026 às 16h04

A defesa do influenciador digital Thanis Killian informou, neste sábado (3), que já protocolou pedido de revogação da prisão preventiva. Ele segue preso na Penitenciária Irmão Guido, após ser acusado de importunação sexual contra uma funcionária de um shopping de Teresina, registrado no fim de dezembro.

Defesa de Thanis Killian pede revogação da prisão preventiva e atualiza situação do influenciador; confira - (Reprodução) Reprodução
Defesa de Thanis Killian pede revogação da prisão preventiva e atualiza situação do influenciador; confira

As informações foram confirmadas pela advogada Ravenna Castro, por meio das redes sociais. Segundo a defesa, a prisão em flagrante foi convertida em preventiva durante audiência realizada no dia 30 de dezembro, decisão que está sendo contestada. Desde então, a equipe jurídica ingressou com habeas corpus e, agora, com pedido específico para revogação da custódia.

Situação de Thanis Killian na penitenciária

A advogada que acompanha o caso, Ravenna Castro informou que Thanis Killian foi transferido, na semana passada, para a Penitenciária Irmão Guido. De acordo com a advogada, o influenciador chegou à unidade em forte abalo emocional, mas apresentou mudança no comportamento nos dias seguintes.

“Bom, o Thanis, ele foi detido e encaminhado para a penitenciária Irmão Guido, na semana passada, e aí, quando ele chegou lá, ele estava em estado de choque, muito nervoso, chorando muito, e aí ele se acalmou mais. Agora, na segunda visita, ele estava mais tranquilo, mais consciente da situação dele, aguardando trabalharmos no caso dele”, afirmou.

Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação

Ainda conforme a defesa, o pedido de liberdade provisória foi negado. Dois habeas corpus foram protocolados, um pela defesa anterior e outro pela atual, ambos em segredo de justiça. Um novo pedido de revogação da prisão preventiva está em fase final de encaminhamento.

A advogada avalia que a prisão preventiva não seria a medida mais adequada ao caso. Segundo a defesa, medidas cautelares diversas da prisão poderiam atender às determinações judiciais, levando em conta aspectos comportamentais e de saúde mental do investigado.

Ravenna Castro afirmou que, mesmo em cenários mais restritivos, alternativas como o uso de tornozeleira eletrônica poderiam ter sido consideradas antes da manutenção da prisão preventiva. “Entendemos que uma medida cautelar, ao invés da prisão, até uma tornozeleira eletrônica era pertinente ao caso”, destacou.

Thanis Killian não teve cabelo cortado

Outro ponto citado pela defesa envolve a repercussão nas redes sociais sobre a possibilidade de o cabelo de Thanis Killian ter sido raspado. A advogada informou que ele se autodeclara uma “pessoa trans” e que se encontra em período de triagem, com duração estimada entre 10 e 15 dias. “O Thanis, ele auto se denomina pessoa trans. Nesse sentido, nós temos movimentos sociais aqui no Piauí bastante atuantes, dirigentes e vigilantes. E também uma penitenciária bastante respeitosa”, informou.

Situação do cachorro

A prisão também gerou repercussão sobre a situação do cachorro de estimação do influenciador, chamado Zeus. Uma ONG chegou a fazer um apelo público para o resgate do animal, já que a residência permaneceu fechada por alguns dias.

A advogada relatou que esteve recentemente no local e que vizinhos e amigos prestaram apoio, garantindo a alimentação e os cuidados básicos do animal. “Bom, a respeito do animal, o cachorro que o Thanis cria, um cachorro grande, que eu não sei qual é a raça, de nome Zeus. Alguns vizinhos e amigos estavam ajudando na limpeza da casa, porque ficou fechado durante alguns dias, e o animal estava sendo alimentado por vizinhos”, contou.

Segundo a defesa, familiares que moram fora do estado já foram localizados e devem auxiliar na definição de uma solução definitiva para o cuidado do animal. “Já conseguimos contatos com alguns dos familiares dele, que moram em Brasília, e pessoas bem próximas, uma família afetiva também dele, que nós vamos estar conversando daqui a pouco com eles”, relatou.

Thanis Killian é detido em shopping da capital. - (Reprodução / Redes Sociais) Reprodução / Redes Sociais
Thanis Killian é detido em shopping da capital.

A defesa afirma que aguarda a análise do pedido de revogação da prisão preventiva nos próximos dias. No entanto, a advogada ressalta que o recesso forense e o regime de plantão podem impactar a tramitação do processo. “Bem, então nós estamos na expectativa de despachar essa revogação de prisão preventiva. Estou pedindo liberdade essa semana que vem”, afirmou.

Relembre o caso

Na noite de 29 de dezembro, Thanis Killian foi conduzido à Central de Flagrantes, em Teresina, suspeito de importunação sexual contra uma atendente de um shopping da capital. Após audiência de custódia realizada no dia 30, a prisão em flagrante foi convertida em preventiva.

Na decisão, o juiz José Cláudio Diógenes Porto determinou a manutenção da custódia e a transferência do investigado para Penitenciária Irmão Guido. Ainda conforme o depoimento da vítima, Thanis Killian já havia apresentado comportamentos semelhantes com outras pessoas em ocasiões anteriores no mesmo estabelecimento. O caso foi encaminhado para a Vara de Crimes Sexuais de Teresina, onde o influenciador já responde a outros dois processos pelo mesmo tipo de crime.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com edição de Nathalia Amaral