Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

“Crítica não impede diálogo”, diz Draga Alana sobre relação de vereadores com Silvio Mendes

Segundo o vereador, o processo que deve ser pautado pelo diálogo, mesmo diante de cobranças e críticas da parte dos parlamentares.

31/08/2025 às 12h45

31/08/2025 às 12h45

O vereador de Teresina, Eduardo Draga Alana (PSD), avaliou a relação entre a Câmara Municipal e o prefeito Silvio Mendes (União Brasil) como um processo que deve ser pautado pelo diálogo, mesmo diante de cobranças e críticas da parte dos parlamentares.

“Crítica não impede diálogo”, diz Draga Alana sobre relação de vereadores com Silvio Mendes - (Assis Fernandes / O DIA) Assis Fernandes / O DIA
“Crítica não impede diálogo”, diz Draga Alana sobre relação de vereadores com Silvio Mendes

“Na gestão, independentemente de partido A ou de partido B, eu acredito na força do diálogo. Não é porque a gente critica, não é porque a gente cobra, que a gente não pode dialogar. Isso tem que ser bem natural. Quem ganha é a população de Teresina”, destacou.

Segundo o parlamentar, o compromisso dos vereadores deve ser analisar cada projeto com responsabilidade, considerando os efeitos para a sociedade.

“Primeiramente vamos analisar os projetos que vão ser aprovados naquela casa. Se vai beneficiar a população, se vai beneficiar o Palácio de Karnak, se vai prejudicar o bolso do cidadão teresinense, porque os vereadores são os representantes do povo. Nós não vamos estar ali votando algo que possa pesar contra a população de Teresina. E o diálogo com o prefeito, isso sempre é benigno”, relatou.

Diante de recentes atritos entre Executivo e Legislativo, cresceu a expectativa de que o prefeito buscasse consolidar uma base formal para viabilizar votações mais polêmicas. O fato, por exemplo, foi negado até pelo próprio Silvio Mendes, que também rejeitou a interpretação de que buscar apoio parlamentar signifique oferecer vantagens a vereadores.

Para Draga Alana, a tendência é que haja uma aproximação cada vez maior.

“Daqui para frente eu acredito que o prefeito vai estar tendo mais esse diálogo com os vereadores, na verdade até já começou, e isso quem vai ganhar a população”, avaliou.

Olhar para 2026 e possível filiação ao PT

O vereador também ressaltou que a capacidade de diálogo será determinante em sua trajetória política, especialmente ao considerar uma futura candidatura à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) nas eleições de 2026. Ele admitiu a possibilidade de disputar o pleito pelo Partido dos Trabalhadores.

“Na verdade, até agora eu não vi nenhuma crítica contra o vereador Draga Alana. Agora, dizer que o Partido dos Trabalhadores vai priorizar quem já tem mandato, isso eu concordo e respeito, mas acredito também na força do diálogo. Nós vamos dialogar com o próprio presidente, deputado Fábio Novo, nosso próprio líder maior, nosso governador Rafael. Eu acredito que nós temos tempo, a eleição de 2026 é só o próximo ano, época de filiação é só o próximo ano. Então, se vai ser o PT, se vai ser outro partido, nós temos tempo para esse diálogo”, concluiu.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.