Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

CREA-PI descarta risco de colapso da ponte do Tancredo Neves após vistoria

A falha identificada se limita à vedação da junta de dilatação, sem comprometimento dos elementos de apoio ou da infraestrutura

20/01/2026 às 13h07

Uma vistoria técnica realizada nesta terça-feira (20), pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI) descartou, de forma preliminar, o risco de colapso ou desabamento da Ponte Presidente Médici, conhecida como Ponte do Tancredo Neves, em Teresina. A inspeção ocorreu após a circulação de imagens nas redes sociais que mostravam rachaduras e falhas no asfalto da estrutura.

CREA-PI descarta risco de colapso da ponte do Tancredo Neves após vistoria - (O DIA) O DIA
CREA-PI descarta risco de colapso da ponte do Tancredo Neves após vistoria

A ponte é uma das principais ligações viárias entre as zonas Sudeste e Sul de Teresina. Durante a vistoria, os técnicos analisaram a parte superior, o tabuleiro e a infraestrutura da ponte, incluindo a área inferior da estrutura. De acordo com o Crea-PI, não foi identificada instabilidade estrutural que indicasse risco imediato à segurança da ponte.

O Presidente do Crea-PI, engenheiro Hércules Medeiros, explicou que o afastamento registrado é normal e previsto no projeto. “Analisamos toda a extensão da ponte e constatamos que esse distanciamento faz parte da junta de dilatação, que funciona tanto para ajustes térmicos quanto para suportar cargas”, afirmou.

CREA-PI descarta risco de colapso da ponte do Tancredo Neves após vistoria - (O DIA) O DIA
CREA-PI descarta risco de colapso da ponte do Tancredo Neves após vistoria

A análise apontou ainda que o desgaste do material de vedação da junta ocorreu com o passar do tempo, o que acabou expondo a abertura no tabuleiro. Esse problema é mais visível na área lateral da ponte, onde circulam ciclistas e motociclistas, e pode aumentar o risco de acidentes se não houver intervenção. “E o que aconteceu foi o desgaste, com o passar do tempo, da vedação que fica aqui no tabuleiro. Aqui na parte do ciclista, essa peça tem o objetivo de fazer exatamente essa vedação, e com o tempo ela se deteriorou”, explicou.

Apesar da falha localizada, o conselho reforçou que não há risco estrutural. O principal alerta está relacionado à segurança dos usuários, já que os buracos podem causar danos a veículos ou provocar quedas, especialmente no caso de motocicletas. “Então, risco de colapso, inicialmente nós descartamos, até para acalmar a população. A gente não identificou nenhum risco de desabamento da estrutura, mas existe o risco de danificar veículos ou até causar acidentes”, disse.

Ainda assim, o Crea-PI informou que fará recomendações formais ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para a substituição do material danificado.

Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com edição de Nathalia Amaral.